[weglot_switcher]

Maior fundo do mundo pondera reduzir investimentos na Europa

Fundo petrolífero tem atualmente 917 mil milhões de euros e é controlado pelo banco central da Noruega. Em 2012, a Noruega reduziu as ações europeias no auge da crise da dívida do governo na zona euro.
27 Agosto 2019, 15h41

O Norges Bank, o maior fundo soberano do mundo, pondera reduzir os seus investimentos na Europa e aumentá-los na América do Norte, de acordo com uma recomendação dos gerentes do fundo petrolífero com um valor atual de 917 mil milhões de euros, revela o “Financial Times” esta terça-feira.

O fundo, controlado pelo banco central da Noruega, é um dos maiores investidores em ações a nível mundial e possui em média o equivalente a 1,5% de todas as empresas cotadas no mundo. A Europa representa hoje 34% da sua referência de ações, contra os 40% da América do Norte.

“Somos da opinião, no entanto, que a distribuição geográfica deve ser ajustada ainda mais para os pesos pesados do mercado ajustados pelo float, aumentando o peso das ações na América do Norte e reduzindo o peso das ações nos mercados desenvolvidos da Europa. A diferença para os pesos pesados do mercado será menor do que hoje”, referiu o banco central da Noruega.

O governo do país escandinavo irá avaliar a possibilidade, mas a decisão só deverá ser anunciada na primavera de 2020, quando publicar um relatório anual sobre o fundo, que será então votado pelo parlamento.

A Noruega alterou pela última vez a reserva regional do fundo em 2012, quando reduziu previamente as ações europeias no auge da crise da dívida do governo da zona do euro. Na época, as ações europeias representavam 50% do total, enquanto 35% estavam na América do Norte.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.