[weglot_switcher]

Marcelo considera “bom que o abrandamento em Portugal seja menor” do que em outros países

O Presidente da República considera que “numa altura em que a Europa e o Mundo estão abrandar muito, é bom Portugal conseguir estar acima da média europeia”.
14 Novembro 2019, 17h12

Marcelo Rebelo de Sousa mostra-se satisfeito com o crescimento de 1.9% do Produto Interno Bruto (PIB) português e considera “bom que o abrandamento em Portugal seja menor” do que em outros países.

O Presidente da República esteve esta quinta-feira em na Academia Francesa, em Paris onde discursou sobre a “riqueza das línguas e das letras” portuguesa e francesa numa sessão à porta fechada.

“Note que 1.9% numa altura em que a Europa e o Mundo estão abrandar muito, continuo a considerar que é bom Portugal conseguir estar acima da média europeia e que por outro lado, o abrandamento existente em Portugal seja menor comparativamente com outros países”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, aos jornalistas.

O Presidente da República aproveitou para dar o exemplo de outros países, para valorizar o trabalho feito por Portugal. “Ainda agora cheguei de Itália e apesar dos esforços positivos da economia italiana, os italianos olham para Portugal com um elogio e perguntam como é que conseguem aguentar 1.9% num momento como este vivido na Europa”.

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,9% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, mantendo a mesma taxa de crescimento homóloga do trimestre anterior.

Segundo a estimativa rápida divulgada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a procura interna registou um contributo positivo para a variação homóloga do PIB semelhante ao observado no segundo trimestre, “verificando-se uma aceleração do consumo privado, enquanto o investimento registou um crescimento menos intenso”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.