[weglot_switcher]

Marques Mendes: Elisa Ferreira como “solução forte e credível” nas Finanças se Centeno for para o FMI

“António Costa perde o seu grande trunfo eleitoral. Muito do eleitorado moderado vota no PS mais por Centeno que por António Costa”, afirmou Luís Marques Mendes.
22 Julho 2019, 10h08

Era um dos potenciais nomes para liderar o Banco Central Europeu, mas Christine Lagarde acabou por levar a melhor sobre Elisa Ferreira. Agora, Luís Marques Mendes aponta que caso Mário Centeno seja escolhido para liderar o FMI, essa “é uma boa notícia para o próprio”, mas também uma “notícia prestigiante para Portugal”.

No entanto, Marques Mendes sublinhou que esta “não é uma boa notícia para o Governo”, e apontou Elisa Ferreira como um nome forte para suceder a Mário Centeno, atual ministro das Finanças e líder do Eurogroup.

“Como se viu pelas declarações do primeiro-ministro à Rádio Observador, esta questão não estava nem está nos planos do Governo. Surgiu de surpresa. É um dado completamente novo. Mas atenção: há uma probabilidade séria de Centeno ir mesmo para o FMI. Não é ainda uma certeza. Mas é uma probabilidade muito séria”, destacou o comentador no seu comentário semanal na SIC no domingo, 21 de julho.

A razão de ser não uma boa notícia para o Governo? “Porque António Costa perde o seu grande trunfo eleitoral. Muito do eleitorado moderado vota no PS mais por Centeno que por António Costa”, afirmou Luís Marques Mendes.

Em segundo lugar, “tem que encontrar um novo ministro das Finanças e as soluções não abundam. Vieira da Silva, uma hipótese, está de saída; Mourinho Félix é competente, mas um secretário de Estado que sobe a ministro é sempre visto como solução de recurso; resta uma solução que, essa sim, será forte e credível: Elisa Ferreira, atual vice-governadora do Banco de Portugal”, sustentou o comentador.

Na opinião de Marques Mendes, “Elisa Ferreira, em teoria, pode fazer três lugares possíveis no curto prazo: é a mais que provável sucessora de Carlos Costa no Banco de Portugal em 2020, mas pode ser também ministra das Finanças, se Centeno sair para o FMI, e pode ser comissária europeia se Portugal ficar com os fundos e tiver que indicar um mulher”.

O comentador referiu ainda que “o mais curioso é que [Elisa Ferreira] tem condições para fazer bem qualquer um destes lugares”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.