[weglot_switcher]

Mas, afinal, paga-se para levantar dinheiro nas caixas de multibanco?

Instituições de crédito em Portugal estão proibidas de cobrar comissões por levantamentos, mas se este for feito a crédito, pode estar sujeito ao pagamento de comissões associadas. O Banco de Portugal explica tudo o que é preciso de saber sobre o assunto.
  • Cristina Bernardo
4 Setembro 2018, 16h17

As instituições de crédito em Portugal estão proibidas de cobrar comissões pelos levantamentos em caixas automáticos. No entanto, se o levantamento for feito a crédito, pode estar sujeito ao pagamento de comissões associadas, segundo explicou o Banco de Portugal, num comunicado divulgado esta terça-feira, em que apresenta tudo o que é preciso de saber sobre o assunto.

Se o seu cartão for apenas um cartão de débito, pode fazer levantamentos em Portugal, independente da rede a que esse caixa automática pertença, sem ter de pagar comissões por esse levantamento. Pode identificar o seu cartão de débito através de uma das seguintes marcas que, por norma, vêm integradas no cartão: MB, Visa Electron e Maestro.

Contudo, se o cartão for de crédito, quando fizer um levantamento numa caixa de multibanco estará, na verdade, a fazer um crédito. Ou seja, o levantamento de dinheiro a crédito implica o pagamento de comissões e, eventualmente, de juros. Habitualmente, os cartões de crédito integram uma das seguintes marcas: Visa, Mastercard ou Amex.

Já se tiver um cartão misto que integre, ao mesmo tempo, uma marca de débito e uma marca de crédito, o BdP assegura que só se paga se o levantamento for feito a crédito. Caso seja feito por débito, está livre de qualquer pagamento de comissões.

O Banco de Portugal sublinha também a importância de se informar junto de um prestador de serviços, antes de celebrar um contrato de utilização de cartão, sobre quais as marcas de pagamento que o cartão inclui, quais as suas características e funcionalidades.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.