[weglot_switcher]

Mastercard lança programa para promover crescimento do ecossistema europeu de fintechs

A fintech vencedora do evento final receberá um prémio priceless de 50 mil euros de apoio de marketing, e, ainda, acesso a outros recursos da Mastercard, como, por exemplo, fast-track para a seleção final do programa Start Path e apoio através de mentoria de especialistas e fundadores do ecossistema.
17 Abril 2024, 16h13

A Mastercard lançou esta quarta-feira o novo programa ‘Mastercard For Fintechs’, aberto também a fintechs portuguesas, para as apoiar no desenvolvimento das suas soluções e alavancarem o seu crescimento.

O concurso é dedicado a fintechs em fase de pré-seed, seed ou série A, que tenham implementado uma solução tangível no mercado e tenham atividade em pelo menos um dos seguintes países europeus – Bélgica, França, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Espanha e Portugal – nas áreas de pagamentos, Web3 e blockchain, novos fluxos de pagamento, bancos e PMEs, finanças integradas e/ou tecnologias verdes.

“O programa ‘Mastercard For Fintechs’ foi desenhado para dar resposta aos desafios do ambiente macroeconómico atual, incluindo ao nível da angariação de fundos que as fintechs de todo o mundo têm enfrentado recentemente”, revela a empresa de pagamentos.

Os participantes, além de terem acesso a uma rede internacional, soluções da Mastercard, promoção e oportunidades de financiamento, vão ter ainda a possibilidade de alavancar as suas soluções e negócios através da construção de uma parceria de longo prazo com a Mastercard.

“Ao posicionar-se como parceira preferida das fintechs, a Mastercard pretende com esta colaboração ajudar estas empresas a prosperar através do acesso único a recursos de aprendizagem, network, mentoria e ferramentas exclusivas”, acrescenta.

“As parcerias fazem parte do ADN da Mastercard e são fundamentais para nos ajudar a inovar, a preparar o futuro e a criar um impacto significativo e sustentável”, explica Eimear Creaven, presidente da divisão Western Europe Mastercard..

“Os nossos programas têm uma abrangência mundial, estimulam a inovação, aceleram o crescimento e agilizam o lançamento de novas soluções. Além disso, proporcionamos o acesso a ferramentas digitais para apoiarmos fintechs de todos os nichos e em todos os estágios de crescimento. É, por isso, que estamos muito entusiasmados por convidar fintechs de toda a Europa Ocidental a aderir a este nosso primeiro programa”, segundo Eimear Creaven.

O programa ‘Mastercard For Fintechs’ “oferece acesso gratuito e exclusivo” às plataformas de formação e de aprendizagem de topo da Mastercard, participação numa série de eventos para fintechs em toda a Europa e numa competição internacional única de fintechs.

As fintechs selecionadas inicialmente vão participar em 4 competições locais que decorrem de junho a outubro em Paris, Madrid, Amesterdão e Milão, com oito fintechs a competir em cada cidade, das quais serão selecionadas duas vencedoras locais. Segue-se, depois, a competição das oito vencedoras locais no evento final, que acontecerá em Paris, no final do ano. Nesta fase, as fintechs selecionadas devem apresentar os respetivos projetos a um júri composto por membros da Mastercard e parceiros externos, seguido de uma sessão de perguntas e respostas, que avaliará cada projeto com base num conjunto de critérios, incluindo a experiência da equipa, o grau de inovação do projeto, saúde financeira, viabilidade económica, potencial de escalabilidade e adequação estratégica à Mastercard.

Segundo o comunicado, a fintech vencedora do evento final receberá um prémio priceless de 50 mil euros de apoio de marketing, e, ainda, acesso a outros recursos da Mastercard, como, por exemplo, fast-track para a seleção final do programa Start Path e apoio através de mentoria de especialistas e fundadores do ecossistema.

O Mastercard Start Path já trabalhou com mais de 380 fintechs de 54 países. Mais de 10 unicórnios surgiram deste programa, incluindo a Revolut, a Razorpay e a Airwallet. Só em 2023, foram concretizadas 50 operações comerciais com a Mastercard e os seus clientes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.