Mina de ouro venezuelana certificada como a quarta maior do mundo

A empresa mineira Gold Reserve certificou uma mina de ouro venezuelana como a quarta maior do mundo, com reservas equivalentes a 54.300 milhões de euros, anunciou hoje o Governo da Venezuela.

“A Gold Reserve acaba de certificar a quarta mina de ouro maior do mundo, uma pequena área de seis quilómetros por um quilómetro”, disse o ministro venezuelano de Comunicação e Informação, em conferência de imprensa em Caracas.

Segundo Jorge Rodríguez, a mina certificada tem “uma reserva de 1.480 toneladas de ouro” e vai ser explorada em conjunto com aquela empresa, de origem canadiana, cabendo ao Estado 55% dos lucros e à Gold Reserve os restantes 45%.

Por outro lado, o governante explicou que a mina certificada faz parte do Arco Mineiro Orinoco, uma área de quase 112.000 quilómetros quadrados, no sudeste do país, onde existem reservas de cobre estimadas em 119.000 milhões de euros.

No Arco, segundo o ministro venezuelano, existem mais de 8.000 toneladas de ouro, que equivalem a 234.000 milhões de euros, e importantes reservas de diamante e coltan.

O Arco Mineiro é uma área atualmente explorada pelo Governo venezuelano, em conjunto com várias empresas internacionais, uma alternativa às receitas petrolíferas, que têm caído significativamente nos últimos anos, agravando a crise político-económica da Venezuela.

Relacionadas

Crise na Venezuela pode (sem intenção) equilibrar o mercado petrolífero

“Entre os países da OPEP, o maior fator de risco é, e provavelmente continuará a ser, a Venezuela”, indicou um relatório da Agência Internacional de Energia. Devido à crise económica, as estimativas apontam para uma redução ainda maior da capacidade de produção do país.

Pior, só a Venezuela. Angola será vice-campeão mundial nas quedas de produção de petróleo até 2023

Queda do segundo maior produtor africano de petróleo deve-se “ao envelhecimento dos poços petrolíferos, que perdem fulgor, e aos investidores externos, que face às perspetivas relativamente pouco competitivas, perdem entusiasmo”, revela o relatório ‘Oil Market Report’

Criptomoeda Petro: Venezuela consegue 735 milhões de dólares num dia

“Estamos na vanguarda tecnológica e económica para superar a especulação de moedas internacionais que afetam a vida dos venezuelanos. A Petro reafirma nossa soberania económica”, disse Nicolas Maduro sobre a Petro.
Recomendadas

Um ministro das Finanças e um orçamento comum, as receitas de Blanchard para a Zona Euro

O antigo economista-chefe do FMI traçou o caminho para uma política monetária e orçamental mais coordenada para a zona euro. Além da criação de um posto de ministro das Finanças, Olivier Blanchard disse que é essencial agilizar as políticas sobre o défice e sugeriu um orçamento comunitário comum.

Governo estuda emissão de obrigações para empresas industriais

O Governo está a estudar lançar emissões de obrigações agrupadas para vários setores, nomeadamente o industrial, depois de anunciar hoje uma operação destinada a empresas de turismo, de acordo com o ministro Adjunto e da Economia.

“A economia está a arrefecer”, alerta banco central da Alemanha 

O Bundesbank, banco central alemão, considerou esta segunda-feira que a economia da Alemanha está a abrandar após um período de grande prosperidade, mas espera uma estabilização no segundo semestre do ano.
Comentários