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Não deixe as suas compras natalícias para a véspera

Quem compra por impulso arrepende-se mais, tentando depois a troca. Trocar um bem comprado numa loja física que está em perfeitas condições é uma cortesia do comerciante. A troca só é obrigatória se houver defeito. Não se esqueça de escolher cuidadosamente, de recolher toda a informação sobre o produto, de o experimentar, se for possível, e combinar a possibilidade de troca. Evitará conflitos.
30 Novembro 2021, 16h30

 A época natalícia é, para quase todos, uma altura de grande corre-corre às lojas, tanto tradicionais como digitais, para comprar o presente desejado para familiares e amigos. “Deixar para a véspera” é comum, mas pode eliminar um dos direitos básicos do consumidor – direito à livre escolha. Definir o que se pretende comprar e procurar o produto atempadamente, com informação e rigor são passos essenciais para obter a escolha acertada – a melhor relação qualidade / preço.

Quem compra por impulso arrepende-se mais, tentando depois a troca. Trocar um bem comprado numa loja física que está em perfeitas condições é uma cortesia do comerciante. A troca só é obrigatória se houver defeito. Não se esqueça de escolher cuidadosamente, de recolher toda a informação sobre o produto, de o experimentar, se for possível, e combinar a possibilidade de troca. Evitará conflitos.

Se pretende comprar online, analise cuidadosamente a informação sobre o artigo, veja a sua descrição completa, incluindo disponibilidade e prazo de entrega. Para evitar surpresas de última hora, confirme se o preço é total e inclui IVA e custos de entrega. Nestas compras o consumidor tem o direito de resolver o contrato, sem custos e sem ter de indicar o motivo, no prazo de 14 dias seguidos, após a entrega do bem.

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