[weglot_switcher]

“Não nos vamos demitir de colaborar com o Orçamento”, garante PAN

Inês Sousa Real sublinhou que nas negociações que o partido teve esta terça-feira com o Executivo foi conseguida “uma maior capacidade de compromisso por parte do Governo”.
20 Outubro 2020, 16h28

A líder do grupo parlamentar, Inês Sousa Real, assumiu que o partido não se vai afastar das negociações para o Orçamento do Estado (OE) para 2021 e revelou que o Governo demonstrou uma “maior capacidade de compromisso” depois de reunião com o primeiro-ministro.

“Não nos vamos demitir de colaborar com o Orçamento à semelhança do que temos feito noutros anos”, garantiu Inês Sousa Real sublinhando que nas negociações que o partido teve esta manhã “conseguimos em sede de negociações uma maior capacidade de compromisso por parte do Governo”

“Em contraciclo com o que tinha sido o Orçamento na generalidade relativamente ao compromisso com a execução das medidas que foram aprovadas no Orçamento do Estado de 2020 nomeadamente aquilo que é calendarização dessas mesmas medidas”, explicou a deputada do PAN que também pretende saber “se as medidas vão ou não ser executadas e em que termos e para quando”.

“Para não se defraudar aquela que é a votação neste mesmo parlamento, relativamente ao Orçamento que ainda está em curso este ano, relativamente aquilo que é o processo na especialidade aquilo que o PAN tem expectativa é que este orçamento não saia igual ao que entrou nesta Assembleia da República”, referiu Inês Sousa Real.

O PAN destacou que “o próprio governo demonstrou uma maior capacidade de aceitação em algumas matérias que desde o primeiro momento eram fundamentais para o PAN fazer mais avanços, que vão desde a área da proteção animal nomeadamente em relação aos centros de recolha oficial no aumento da duplicação da verba que está inscrita na generalidade passando 5 milhões de euros para 10 milhões de euros para os centros de recolha oficial, as campanhas de esterilização e ainda os hospitais veterinários públicos”.

Outros temas acolhidos pelo Governo e enaltecidos por Inês Sousa Real remetem para os jovens. “Também em matéria de apoio à juventude conseguimos alguns avanços naquilo que possa ser o compromisso em relação à assistência do programa, da implementação do programa, a universidade segura, pois bem sabemos que é um reivindicação dos jovens deixar de haver o sentimento de insegurança que persiste nos polos universitários e também nas residências universitárias em virtude dos assaltos e da falta de vigilância e também das forças policiais”.

Os temas relacionados com o ambiente também são decisivos para que o PAN aprove o OE 2021 e a líder parlamentar do partido classificou como “imprescindível que este orçamento marque uma viragem no que têm de ser os apoios para as empresas e para a agricultura de forma a reconverterem a sua atividade”.

Apesar dos argumentos expostos, o PAN continua sem uma posição definida quanto à viabilização do Orçamento. “Vamos ter mais reuniões”, assegurou Inês Sousa Real afirmando que este é o “primeiro passo” para a criação de um OE que não seja exclusivamente uma “marca do Partido Socialista”.

“É preliminar dizer qual o nosso sentido de voto. Vamos levar à nossa comissão politica nacional aquela que foi a abertura hoje demonstrada para, de uma forma mais firme e mais comprometida, acolher medidas do PAN na especialidade”, frisou a deputada do PAN.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.