[weglot_switcher]

“Não temos tempo a perder”: Costa reage a aprovação do PRR

Primeiro-ministro realçou a unanimidade na aprovação do plano de recuperação português esta terça-feira e argumentou que “mais do que recuperar, o PRR permitirá transformar o nosso país, acelerando a convergência com a União Europeia”.
13 Julho 2021, 12h35

O primeiro-ministro, António Costa, destacou a aprovação do Plano de Recuperação e Resiliência, esta terça-feira, pelos ministros da Economia e das Finanças da União Europeia, salientando que “é tempo de agir” para uma “transformação”, que “já se encontra em marcha”.

“Concluiu-se o processo de aprovação, por unanimidade, pela #UE do nosso PRR. É tempo de agir para construirmos um futuro robusto, de olhos postos nas novas gerações”, escreveu o chefe do Executivo, numa publicação no Twitter, divulgado após a aprovação dos planos de recuperação de 12 Estados-membros pelo Ecofin.

O primeiro-ministro vincou que “muitos dos investimentos do nosso PRR estão já a avançar”, afirmando que “não temos tempo a perder”.

António Costa argumentou ainda que “mais do que recuperar, o PRR permitirá transformar o nosso país, acelerando a convergência com a #UE, garantindo uma economia mais verde e competitiva, uma sociedade menos desigual, com mais e melhor emprego, digno e com direitos”, acrescentando que esta “transformação que já se encontra em marcha e para a qual estamos todos convocados”.

Os ministros da Economia e das Finanças da União Europeia aprovaram esta terça-feira o primeiro pacote de planos de recuperação, entre os quais o português, abrindo caminho à assinatura do acordo de subvenção e de empréstimo entre Portugal e a Comissão Europeia, que permitirão um pré‑financiamento de até 13%.

“A Áustria, a Bélgica, a Dinamarca, a França, a Alemanha, a Grécia, a Itália, a Letónia, o Luxemburgo, Portugal, a Eslováquia e a Espanha obtiveram luz verde para a utilização dos fundos de recuperação e resiliência da UE a fim de impulsionar as suas economias e recuperar das consequências da Covid-19”, anunciou o Conselho da União Europeia, em comunicado.

Depois da assinatura dos contratos bilaterais com a Comissão Europeia, os 12 países podem receber no prazo de dois meses o pré-financiamento acordado, mas a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, assinalou recentemente esperar que os primeiros desembolsos possam ocorrer ainda em julho.

https://jornaleconomico.pt/noticias/oficial-ecofin-ja-deu-luz-verde-ao-prr-portugues-762027

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.