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Navigator conclui aquisição da totalidade da Gomà-Camps Consumer

Navigator compra a espanhola GC Consumer para ser o segundo maior produtor ibérico de “tissue”. Já tinha sido referido que o “entreprise value” (incluindo dívida) desta aquisição ascende a 85 milhões de euros.
31 Março 2023, 19h12

A The Navigator Company concretizou a aquisição da totalidade das ações representativas da Gomà-Camps Consumer e da sociedade de direito francês Gomà-Camps France SAS, até agora pertencentes ao Grupo Gomà-Camps, um dos mais antigos e prestigiados grupos empresariais familiares espanhóis, com mais de 260 anos de história na produção de papel.  Já tinha sido referido que o “entreprise value” (incluindo dívida)  desta aquisição ascende a 85 milhões de euros.

“A aquisição do negócio de Consumer Tissue do Grupo Gomà-Camps enquadra-se no ambicioso plano de crescimento e diversificação do Grupo Navigator, e reforça a sua posição estratégica no mercado ibérico de tissue, passando em apenas 8 anos a ser o 2º maior player, com uma capacidade anual de produção de 165 mil toneladas”, detalha o grupo.

Com a aquisição agora concluída, a Navigator aumenta a capacidade produtiva de tissue existente em Aveiro e Vila Velha de Ródão com a unidade fabril de Ejea de los Caballeros, nas imediações de Saragoça, que aporta mais 35 mil toneladas de produção de papel e até 60 mil toneladas de produtos acabado.

A Navigator estima alcançar cerca de 300 milhões de euros de vendas consolidadas provenientes de papéis tissue de elevada qualidade, “beneficiando das vantagens e competitividade que o desenvolvimento de uma atividade verticalmente integrada proporciona”.

Recorde-se que a entrada da Navigator neste negócio deu-se em 2015, através da aquisição da empresa AMS em Vila Velha de Ródão, unidade que dispõe atualmente de uma capacidade anual de 60 mil toneladas. Seguiu-se, em 2018, a construção de raiz do complexo industrial do tissue em Aveiro (70 mil toneladas anuais), interligado com a fábrica de pasta da Navigator.

A situação geográfica da unidade fabril espanhola “além de contribuir para uma gestão mais otimizada da carteira de clientes ibéricos, permite também ganhar proximidade com os mercados europeus fora da Ibéria, potenciando a exploração de novos negócios em Espanha e em França, nomeadamente através do fornecimento das grandes cadeias de retalho alimentar”, refere a empresa que acrescenta que “desta forma, o Grupo vê reforçada a diversificação de mercados e clientes, que passarão também a contar com um portfolio de produtos mais completo e complementar”.

“Esta operação permitirá também integrar o talento, experiência, métodos de trabalho e excelência na execução dos 151 profissionais da unidade da GC Consumer, o que contribuirá para a Navigator continuar a potenciar a valorização do talento dos seus colaboradores e assegurar o acesso a novas de oportunidades de desenvolvimento profissional”, refere a empresa portuguesa.

A The Navigator Company é um produtor integrado de floresta, pasta, papel, tissue, soluções sustentáveis de packaging e bioenergia, cuja atividade se encontra alicerçada em fábricas de última geração à escala mundial, com tecnologia de ponta.

A integração da nova fábrica contribuirá para acelerar o crescimento no negócio do tissue, que passa a ser a segunda área com maior peso em termos de volume de negócio dentro da Companhia, à frente das vendas de energia renovável, de pasta e de packaging.

“Esta operação permitirá também potenciar a inovação nos processos e produtos, que tem sido um dos pilares fundamentais da Empresa, reforçado regularmente com o lançamento de novos produtos adaptados às tendências de mercado”, avança a empresa que dá como exemplos deste esforço de inovação, “o papel higiénico Amoos Air Sense™, o primeiro a ser lançado no mercado ibérico com cápsulas de perfume incorporadas no papel que permite uma duração maior da fragrância, e o novo rolo de cozinha Amoos Calorie Control™, cujo papel integra micro-álveolos criados por tecnologia de gofragem especial, que permite um papel especialmente eficaz na absorção de líquidos e gorduras de alimentos acabados de fritar”.

“Uma prova da adequação à necessidades do consumidor foi a atribuição do prémio Cinco Estrelas ao higiénico Amoos Air Sense™, a primeira vez que a Empresa toma a dianteira nesta categoria de produtos, em Portugal”, conclui a Navigator.

 

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