[weglot_switcher]

NOS apresenta estratégia para implementação do 5G a pensar em mais serviços e na IoT

A implementação da tecnologia 5G em Portugal, acredita a NOS, permitirá à operadora de telecomunicações suportar mais serviços desta, sobretudo o IoT (Internet of Things).
  • Edifício-sede da NOS, em Lisboa
4 Julho 2018, 17h16

A operadora de telecomunicações NOS apresentou esta quarta-feira a sua visão para desenvolver os serviços que apresenta no mercado tendo em vista a implementação do 5G em Portugal, uma estratégia apresentada esta quarta-feira no edifício-sede, em Lisboa, que contou com o parceiro tecnológico Nokia.

As demonstrações poderão ser realidade no final de 2019 e meados de 2020, mas o 5G da NOS apenas atingirá o pico em 2025. A empresa prometeu uma cobertura de 100% da população nacional.

“Estamos convictos que o 5G virá a ter a ter um enorme impacto em termos de experiência  de utilização e sobretudo na transformação digital da indústria e das cidades em Portugal, impulsionando o crescimento da economia nacional”, afirmou o CTO da NOS, Jorge Graça.

A sessão de demonstração surgiu na sequência da terceira reunião do comité Estratégico da Plataforma Portugal 4.0, uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Economia e a COTEC Portugal incluída na Estratégia Nacional para a Digitalização da Economia.

Segundo a apresentação das demonstrações da NOS, a implementação da tecnologia 5G vai permitir suportar mais serviços desta operadora, sobretudo o IoT (Internet of Things), com impacto significativo da transformação digital da indústria e das cidades.

A NOS firmou parceria com a Nokia para demonstrar as funcionalidades da rede no futuro. O fabricante finlandês está agora focado em serviços e prepara-se para abraçar o desafio 5G e a Revolução Industria 4.0. “Iremos iniciar esta jornada com a atenção focada na infraestrutura de telecomunicações, preparando o caminho para o 5G, assegurando que todos os stakeholders estão envolvidos no processo: CSPs, reguladores e operadores de mercados verticais”, afirma João Picoito, Country Senior Officer da Nokia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.