[weglot_switcher]

NOS procura startups que modernizem indústria para programa de inovação aberta

A operadora de telecomunicações abriu candidaturas para um programa de aceleração de startups da área da indústria 4.0, no âmbito da test bed 5G. Empreendedores podem responder à ‘call’ até esta sexta-feira.
16 Abril 2024, 17h00

É empreendedor(a) na área da indústria 4.0 ou tem uma startup com uma ideia de produto/serviço inovador para o sector manufatureiro? A NOS está à procura de empresas recém-criadas que tentem responder aos desafios que a indústria tem de otimização logística, planeamento e gestão de produção, controlo de qualidade;, assistência remota e robótica e sistemas de automação.

A operadora de telecomunicações lançou uma open call (chamada a candidaturas) para startups da área da indústria 4.0 que pretendam entrar no programa de open innovation (inovação aberta) criado no âmbito da test bed de 5G e transformação digital, que funciona como um laboratório para o desenvolvimento, teste e experimentação de produtos e serviços inovadores, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

As candidaturas decorrem até esta sexta-feira, dia 19 de abril. Se forem aceites, as equipas poderão desenvolver os seus pilotos na test bed com o apoio de empresas “de referência” e apresentar a sua solução a investidores portugueses e internacionais. É ainda possível que os seus projetos sejam incluídos no portefólio da NOS, portanto em canais de distribuição estabelecidos.

O pitch day (dia de apresentação das soluções de cada empresa) vai realizar-se em maio, de acordo com a calendarização deste programa, cujos parceiros são a sociedade de capital de risco Armilar, a aliança das telecomunicações Alaian e a consultora de inovação Unlimit (antiga associação Acredita Portugal).

“Liderada pela NOS, com a copromoção do Continente e da Wells, conta com o INESC TEC, o CEiiA e a Ericsson como parceiros core, esta test bed prevê apoiar o desenvolvimento de até 165 pilotos até 2025 e está aberta a todas as PME portuguesas que necessitem de equipamentos e serviços especializados para evoluir a sua solução em termos de conetividade”, lembra a telecom, em comunicado divulgado esta terça-feira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.