[weglot_switcher]

NOS vendeu negócio internacional de voz e SMS à Tofane Global

A concretização da operação com a Tofane Global está, agora, dependente de autorização por parte da Autoridade da Concorrência. 
  • Presidente executivo da NOS, Miguel Almeida
1 Abril 2020, 18h38

A NOS vendeu o negócio grossista internacional de voz e de mensagens de texto (SMS) à Ibasis Portugal, subsidiária da francesa Tofane Global, segundo o comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta quarta-feira, 1 de abril. O valor do negócio não foi revelado, mas a telecom fez saber que esta operação permitirá “otimizar a respetiva estrutura de custos [da NOS] relativa à terminação do seu tráfego de Voz e SMS em destinos internacionais, ao mesmo tempo que reforça a sua dedicação à sua atividade central”.

Apesar da alienação do negócio internacional de voz e SMS, a subsidiária da Tofane vai prestar estes serviços às empresas do grupo NOS.

“A NOS SGPS informa que foi hoje celebrado com a Tofane Global e com a Ibasis Portugal um acordo que tem por objeto, por um lado, a transmissão à Ibasis (sociedade totalmente detida pela Tofane) das ações representativas da totalidade do capital social da NOS International Carrier Services S.A (NOS ICS)e, por outro e correspetivamente, a prestação, por parte da Tofane a empresas do grupo NOS, de serviços grossistas de trânsito internacional de voz e SMS, serviços esses que eram anteriormente assegurados pela NOS ICS”, lê-se no comunicado veiculado pela CMVM.

Os serviços grossistas de trânsito internacional de voz e SMS da NOS eram até hoje assegurados pela NOS ICS, cuja operação registou em 2019 um volume de negócios de  cerca de 141 milhões de euros, contribuindo com cerca de 1,1 milhões de euros para o EBITDA do grupo NOS.

A concretização da venda do negócio de voz e SMS internacional da NOS à Tofane Global está, agora, dependente de autorização por parte da Autoridade da Concorrência.

Em março de 2018, a Tofane também adquiriu o negócio de voz internacional em França, em Portugal e na República Dominicana, após acordo com o grupo Altice. O grupo dono da Altice Portugal, concorrente da NOS, também optou por vender o seu negócio por uma questão de estratégia de alienação de ativos não estratégicos.

A Tofane Global é uma empresa francesa, com sede em Paris, especializada no transporte internacional de telecomunicações.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.