[weglot_switcher]

Novo Banco e Crédito Agrícola vendem SousaCamp à capital de risco Core Capital por 12,3 milhões

A Core Capital detida em partes iguais por Nuno Fernandes Thomaz, Pedro Araújo e Sá, Martim Avillez Figueiredo e pela produtora de tomate Sugal, comprou hoje os créditos do Novo Banco e do Crédito Agrícola.
28 Maio 2020, 20h00

A Core Capital detida em partes iguais por Nuno Fernandes Thomaz, Pedro Araújo e Sá, Martim Avillez Figueiredo e pela produtora de tomate Sugal, comprou esta quinta-feira os créditos do Novo Banco e do Crédito Agrícola.

O acordo com a Core Capital, que faz a aquisição através do fundo Core Restart, fez-se por 26% do valor dos créditos (de 46 milhões), isto é, por 12,3 milhões de euros. Os investidores do fundo gerido pela Core Capital são sete, entre institucionais (fundos de pensões) e seguradoras.

A escritura de venda dos créditos das instituições bancárias tinha sido adiada por várias vezes. Mas esta quinta-feira deu-se a formalização da operação de cessão de créditos operada pelas instituições financeiras a favor da capital de risco Core Capital e o cumprimento da condição precedente à homologação do plano de recuperação que ainda se estava pendente.

Os maiores credores da empresa produtora de cogumelos Sousacamp eram o Novo Banco e a Caixa Agrícola. O Novo Banco tinha 49% dos créditos e os credores Crédito Agrícola e Instituto de Financiamento da Agricultura e Pesca (IFAP), 45,5% dos créditos.

A escritura de venda dos créditos permite viabilizar a atividade do “rei dos cogumelos” e mais de 400 empregos.

“Agora, haverá que aguardar pela homologação do plano de recuperação pelo tribunal [prazo máximo de 10 dias por lei], e ainda pelo respetivo trânsito em julgado da sentença homologatória, momento em que o plano entrará, formalmente, em vigor”, explicou ao Negócios o administrador judicial da SousaCamp, Bruno Costa Pereira

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.