[weglot_switcher]

“Nunca pedi a maioria absoluta. Nunca farei qualquer chantagem com os portugueses”, diz António Costa

O primeiro-ministro foi questionado sobre as criticas feitas aos Bloco de Esquerda e PCP e sobre se isso poderia colocar em causa uma eventual ‘geringonça’ caso vença as eleições sem maioria absoluta.
28 Agosto 2019, 22h02

António Costa assume que nunca pediu a maioria absoluta. O primeiro-ministro refere em entrevista à “TVI” que “isso não é uma coisa que se peça”, e que nunca fará “qualquer chantagem com os portugueses”.

Questionado sobre como foi formar a ‘geringonça’ nesta legislatura com PCP e Bloco de Esquerda, António Costa afirma que “o PS tem sido o factor de equilíbrio que permitiu que esta experiência governativa tivesse corrido bem”, salientando que “identificamos um conjunto de pontos nos quais sabíamos que conseguíamos fazer em conjunto”, frisa.

António Costa relembra que uma das formas para que as coisas tivessem funcionado foi o facto dos partidos se terem respeitado apesar das diferenças entre todos. “Ninguém exigiu ao PCP que passasse a defender a participação de Portugal na NATO, nem ao PS que abandonasse a zona euro”, afirma.

Confrontado sobre se irá pedir uma maioria absoluta aos portugueses nas eleições legislativas de 6 de outubro,  António Costa diz que “nunca pedi a maioria absoluta. Os portugueses dirão qual é a votação que o PS deve ter. Nunca farei qualquer chantagem com os portugueses”.

O primeiro-ministro assume que “seria arrogante da minha parte dizer que só governarei sob determinadas condições”, acrescentando ainda que “os portugueses não gostam de maiorias absolutas”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.