[weglot_switcher]

“O ridículo não tem limites”. PCP responde às novas críticas de Rui Rio à Festa do Avante

Os comunistas acusam o líder social-democrata de “não ter limites” na hora de “atacar o PCP e a sua luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e do povo” e rejeitam a comparação do espaço onde vai ter lugar a festa anual comunista ao Red Bull Arena, na Alemanha. 
  • António Pedro Santos/Lusa
24 Agosto 2020, 10h13

O Partido Comunista (PCP) considera “ridículas” as mais recentes críticas feitas pelo presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, à Festa do Avante. Os comunistas acusam o líder social-democrata de “não ter limites” na hora de “atacar o PCP e a sua luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e do povo” e rejeitam a comparação do espaço onde vai ter lugar a festa anual comunista ao Red Bull Arena, na Alemanha.

“Rui Rio, para atacar o PCP e a sua luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e do povo, recorre agora à comparação de um Estádio em Leipzig na Alemanha com o espaço da Festa do Avante que é cerca de oito vezes maior e ao ar livre. O ridículo não tem limites”, escreve o PCP, em reação ao comentário publicado pelo líder do PSD na sua página oficial do Twitter no sábado à noite.

Rui Rio partilhou, no Twitter, uma notícia que dava conta de que a Alemanha vai organizar concertos com duas mil pessoas para testar risco de contaminação, escrevendo, de forma irónica, que “nós cá em Portugal estamos muito à frente”. “Vamos testar com 33.000 na Quinta da Atalaia. O PIB deles é 16 vezes maior do que o nosso e nós testamos com 16 vezes mais público. Nalguma coisa temos de ser maiores”, ironizou.

Já antes, Rui Rio tinha, a 12 de agosto, lançado farpas à realização da Festa do Avante, ao escrever no Twitter que “se reduzirem a lotação máxima (100.000 pessoas) em 50%, ela passará a corresponder ao Estádio do Porto ou do Sporting completamente cheios” e que aguardava “com expectativa qual será a anunciada redução que o Governo irá fazer, em coerência com a sua obrigação de defesa da saúde pública”.

Em reação a isso, o gabinete de imprensa do PCP acusou Rui Rio de “má-fé e desonestidade política subjacentes aos tiques da conhecida intolerância democrática desta pessoa” e sublinhou que “há afirmações tão ridículas que só podem assentar numa aversão sem limites ao PCP e à sua luta pelos direitos dos trabalhadores e do povo”.

A Festa do Avante tem data marcada para os dias 4, 5 e 6 de setembro, na Quinta da Atalaia, no concelho do Seixal, e vai contar com medidas de segurança sanitárias apertadas. Este ano, a Festa do Avante, que marca anualmente a rentrée do PCP, terá uma área disponível de 30 mil metros quadrados (mais dez mil do que na edição anterior) e vai contar com uma lotação limitada a 33 mil pessoas por dia.

A Direção Geral de Saúde (DGS) tem uma equipa própria que está a analisar o conjunto de medidas de prevenção e segurança propostas pela comissão organizadora da Festa do Avante espera ter “resultados em breve”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.