[weglot_switcher]

O “sobe e desce” dos empréstimos e dos depósitos

Atualmente, por cada 100 euros “estacionados” em depósitos à ordem, as famílias têm 113 euros aplicados em depósitos a prazo. Há um ano esse rácio era de 103 euros.
4 Dezembro 2023, 09h10

O montante total de crédito à habitação caiu em outubro 1% para 99 mil milhões de euros, face a outubro de 2022. Esta diminuição fica a dever-se, por um lado, às amortizações antecipadas e, por outro, ao abrandamento da procura. Foi a maior queda anual desde março de 2018.

O efeito da amortização antecipada e do abrandamento da procura

Com o aumento das taxas de juro Euribor a agravar o valor das prestações mensais do crédito à habitação, muitos consumidores têm decidido usar poupanças para amortizar antecipadamente parcial ou totalmente os seus créditos poupando assim no valor a pagar em juros.

De acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal, a variação do ‘stock’ de crédito à habitação em relação a setembro foi de -0,16%.

O crédito ao consumo a abrandar

Já relativamente ao total de empréstimos ao consumo o montante total, este era de 21,1 mil milhões de euros em outubro, mais 3,5% do que em outubro de 2022. Face a setembro a variação foi de 0,41%.

Os depósitos dos particulares com uma ligeira subida

Os depósitos dos particulares aumentaram apenas 0,3% em outubro, atingindo 175,2 mil milhões de euros. De acordo com o Banco de Portugal em outubro, “continuou a verificar-se a tendência de substituição de depósitos à ordem por depósitos a prazo”. Atualmente, por cada 100 euros “estacionados” em depósitos à ordem, as famílias têm 113 euros aplicados em depósitos a prazo. Há um ano esse rácio era de 103 euros.

O rácio de empréstimos sobre depósitos de particulares

No final do passado mês de outubro, o rácio de empréstimos sobre depósitos de particulares foi de 73%, ou seja, por cada 100 euros de depósitos de particulares os bancos concederam 73 euros de empréstimos a particulares. Este indicador atingiu o seu valor mínimo em julho de 2022 (70%) e tem-se mantido abaixo dos 100% desde junho do presente ano.

Quer mais informação sobre esta temática?

Fale com os especialistas do Gabinete de Proteção Financeira através do número 213 710 238, ou envie-nos as suas dúvidas para o e-mail protecaofinanceira@deco.pt .

Relate-nos o seu problema pela linha WhatsApp 966 449 110. Visite o nosso site DECO.PT e siga-nos nas páginas de Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.  

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.