[weglot_switcher]

OE 2021: Governo reserva 500 milhões para a TAP no próximo ano

O Governo prevê injetar a totalidade dos 1.200 milhões de euros este ano na companhia aérea. Para o próximo ano, vai por de parte 500 milhões.
  • TAP Portugal
12 Outubro 2020, 22h20

O Governo vai reservar 500 milhões de euros para a TAP em 2021. Para este ano, o executivo prevê usar a totalidade do empréstimo de 1.200 milhões de euros para a empresa “enfrentar com mais confiança as necessidades do início do ano económico de 2021”.

Para 2021, o Governo vai reservar 500 milhões para a TAP. “Apesar desta incerteza, e por uma questão de cautela, tendo em atenção o impacto da TAP na atividade económica nacional e, consequentemente, o seu papel na recuperação da economia portuguesa, no Orçamento do Estado para 2021 o valor previsto para garantias, acomoda 500 milhões de euros a conceder eventualmente para que a empresa, apesar da crise do setor se possa financiar em mercado, sempre no âmbito da aplicação de um plano de reestruturação que possa criar as condições para a sustentabilidade e competitividade da empresa”, segundo a proposta do OE 2021.

Apesar de colocar de lado estes 500 milhões, o  executivo de António Costa assume que o “valor necessário para 2021”, apontando que há que ter em conta três variáveis.

  • “A evolução da pandemia e a correspondente evolução da procura”;
  • “O efeito das opções que vierem a ser adotadas no plano de reestruturação, quer quanto
    à reestruturação financeira, quer quanto à redefinição do posicionamento estratégico da
    companhia”;
  • “A atuação transversal ao nível europeu no apoio ao setor, bem como o resultado da
    apresentação/notificação à Comissão Europeia do plano de reestruturação”.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.