[weglot_switcher]

Oito migrantes vindos de Marrocos queriam ir para Espanha, mas desembarcaram no Algarve

É uma situação muito rara em Portugal. O último desembarque de migrantes vindos de África em Portugal aconteceu há 10 anos. A Polícia Marítima revelou ao JE que os migrantes podem ser de nacionalidade marroquina, estiveram cinco dias no mar e alegadamente teriam Espanha como destino.
11 Dezembro 2019, 12h48

Oito migrantes vindos de África desembarcaram numa praia do Algarve esta manhã, encontrando-se atualmente detidos pela Polícia Marítima. A notícia foi avançada pela SIC Notícias esta quarta-feira e confirmada pelo Jornal Económico junto das autoridades locais.

Os migrantes terão partido da cidade de El Jadida em Marrocos com destino a Espanha, mas depois de cinco dias no mar acabaram por desembarcar no Algarve. Esta foi a versão dada pelos migrantes, disse ao JE o comandante da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António, Rui Andrade.

Os oito serão de nacionalidade marroquina e terão idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos, segundo os próprios, de acordo com o capitão-de-fragata, Rui Andrade.

“Os oito jovens detetados nas dunas, estavam escondidos. Após relatos de populares para a Polícia Marítima de Vila Real de Santo António que viram uma embarcação a desembarcar na praia de Monte Gordo. A Polícia Marítima, que já se encontrava na zona, deslocou-se ao local e foi detetar os jovens escondidos nas dunas”, disse o comandante Rui Andrade ao JE.

Sobre a sua condição física, o comandante diz que “aparentam estar num estado normal, sem grandes cuidados. Estão tranquilos”.

Apesar da chegada de  migrantes a bordo de pateras, nome dado em Espanha às embarcações usada pelos migrantes que atravessam o estreito de Gibraltar rumo à Europa, ser uma situação rara em Portugal , o comandante Rui Andrade recorda-se de uma situação semelhante há cerca de 10 anos na região.

O desembarque teve lugar esta manhã na praia de Monte Gordo no sotavento algarvio. Desembarcados na praia, fugiram em direção à mata mais próxima. Vistos por um pescador, as autoridades foram alertadas. A Polícia Marítima acabou por deter todos os migrantes.

A Polícia Marítima já chamou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que vai proceder à identificação e tratar das devidas formalidades nestes casos. O processo vai passar depois para o Ministério Público de Vila Real de Santo António.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.