[weglot_switcher]

OMS pede que países tomem medidas “racionais” contra a Ómicron

“Ainda temos mais perguntas do que respostas sobre o efeito da Ómicron na transmissão”, afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus.
30 Novembro 2021, 15h04

A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem avançado com diversos apelos relativos à Ómicron e esta terça-feira, 30 de novembro, o diretor-geral do organismo renovou esses alertas ao pedir aos países que tomem medidas racionais relativamente à nova variante.

Num discurso direcionado aos 194 estados membros da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus pediu que fossem tomadas “medidas racionais e proporcionais de redução de risco” de acordo com o Regulamento Sanitário Internacional de 2005 da agência. O apelo surge depois de vários países terem introduzido restrições às viagens.

“Ainda temos mais perguntas do que respostas sobre o efeito da Ómicron na transmissão, gravidade da doença e eficácia dos testes, terapias e vacinas”, afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Este não é a primeira vez que a OMS fala sobre a variante que surgiu pela primeira vez na África do Sul sendo que a 29 de novembro a Organização considerou que a nova variante Ómicron podia originar “consequências graves” a nível global. 

“A Ómicron tem um número sem precedentes de mutações de pico, algumas das quais são preocupantes pelo seu impacto potencial na trajetória da pandemia”, referiu a OMS. “O risco global relacionado à nova variante é avaliado como muito alto”.

A Ómicron compartilha várias mutações importantes identificadas em outras duas variantes, Beta e Gamma, o que a torna vulnerável ​​às vacinas. Além disso, a Omicron tem 26 mutações exclusivas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.