[weglot_switcher]

“Os portos e os transportes marítimos (da Madeira) dependem dos interesses do capital”, denuncia Edgar Silva

Edgar Silva considera que os portos da Região estão na origem de problemas estruturais e desvantagens competitivas para a economia regional, agravando também os custos de vida da população.
21 Junho 2019, 15h30

O líder regional da CDU, Edgar Silva, diz que “os portos e os transportes marítimos estão nas mãos dos mercadores. Dependem, sobretudo, dos interesses do capital e da ‘formiga branca da Madeira’ que tudo corrói”.

Edgar Silva diz que os portos da Região perderam todas as oportunidades para se afirmarem como grandes portos insulares, perdendo, ao longo dos anos, terreno para os portos das Ilhas Canárias, “que ultrapassam o da Madeira em competitividade, atratividade, investimento, modernidade e preços”.

A CDU denuncia, neste sentido, que a Madeira tem dos portos de mercadorias mais caros do mundo, e, por isso, não dispõe de portos e transportes marítimos competitivos e baratos.

“Desde 1991, a operação portuária está nas mãos da ‘formiga branca’ da Região, da Sociedade Operações Portuárias da Madeira (OPM), com ligações políticas ao PSD e ao PS. A APRAM (Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira), responsável pelos portos, não é detentora dos equipamentos do Porto (carga e descarga do Caniçal), da OPM, empresa que tem a concessão da operação portuária”, sublinha Edgar Silva.

Dito isto, o líder regional da CDU considera que o interesse regional está a ser posto de lado, atribuindo culpas ao Governo Regional por não ter sido capaz de impor um serviço público e justas obrigações de serviço público.

Edgar Silva considera que os portos da Região estão na origem de problemas estruturais e desvantagens competitivas para a economia regional, agravando também os custos de vida da população.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.