[weglot_switcher]

Pedidos de dupla nacionalidade disparam entre cidadãos britânicos

A Irlanda é o país que recebeu até agora mais pedidos de cidadania, tendo-se registado um aumento de mais de um terço no número de pedidos. Há até quem esteja disposto a abrir mão da cidadania britânica para obter outras nacionalidades, como a espanhola.
29 Setembro 2017, 13h07

Milhares de cidadãos britânicos pediram dupla nacionalidade a outros países da União Europeia, no ano que se seguiu ao referendo que deu vitória à saída do Reino Unido do bloco europeu. A Irlanda é o país que recebeu até agora mais pedidos de cidadania, tendo-se registado um aumento de mais de um terço no número de pedidos.

Segundo informação avançada pelo canal britânico ‘BBC’, nos primeiros 12 meses que se seguiram ao referendo, o número de britânicos a pedir dupla nacionalidade na Irlanda disparou para os 64.400. O número de pedidos representa um aumento de quase 40% se tivermos em conta que um ano antes da vitória do Brexit tinham sido contabilizados apenas 25.207 pedidos.

Espanha, onde a lei não permite a dupla nacionalidade, é também o segundo país onde se registou o maior aumento de pedidos de nacionalidade. Para passarem a ter cidadania espanhola, os requerentes têm de abrir não da sua nacionalidade anterior; um preço que muitos britânicos parecem estar dispostos a pagar. Os dados recolhidos pela ‘BBC’ apontam para uma subida de 50,4% no número de pedidos, com 4.558 britânicos a deixarem a sua nacionalidade e a adotarem um nova.

Na lista de países onde se registou uma maior subida dos pedidos de cidadania britânicos constam ainda a Suécia (com um aumento de 969 para os 2.002), a Dinamarca (de 289 para os 604) e a Polónia (de 152 para os 332).

A corrida à dupla nacionalidade entre os cidadãos britânicos verificou-se também na Alemanha e na França, que disponibilizam os dados de forma ligeiramente diferente em comparação com os restantes países. Na Alemanha, onde os dados são apresentados por região, o número de pedidos disparou para dez vezes mais do que o que havia sido registado até então. Só na região de Berlim, o número ascendeu dos 80 para os 810. Já em França, onde os números são fornecidos por ano civil, o número de pedidos aumentou 28,2% para os 1.363.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.