[weglot_switcher]

Peugeot 308 e a democratização da tecnologia

Fazer chegar a tecnologia automóvel às famílias e a preços competitivos é possível com o novo Peugeot 308 de 120 cv. Este é também um dos modelos que tem batido recordes de vendas.
2 Fevereiro 2018, 11h50

Externamente, estamos perante um modelo compacto, de linhas fluidas, e que representa bem o conceito da casa francesa. Vocacionado para as famílias e para os consumidores que admiram um veículo que quer “perdurar” no tempo, o 308 – no modelo GT Line 1.6 Blue HDi de 120 cv – tem como grande trunfo a tecnologia acessível. A digitalização está nas várias soluções do automóvel e os modelos de segurança ativa e passiva foram decalcados dos usados nos modelos 3008 e 5008. Aliás, é hoje difícil dizer que um carro não é suficientemente inovador, pois a “democratização” dos sistemas tecnológicos chega a todas as gamas e a todas as marcas.

O visual é relevante no 308 e desde há muito que foi aprovado. Revela robustez, alguma imponência e distinção. Não se pode esperar do 308 que faça um paparazzi correr a tirar umas fotos, mas de certeza que fará feliz qualquer família numa grande viagem. Fizemos o teste neste inverno mas com um tempo de outono, e por isso não foi possível levá-lo ao extremo em termos de insonorização e de comodidade, mas foi suficiente para passar num teste agressivo relativamente a exigências de conforto, aceleração e consumos.

Claro que este GT Line ganha pela tecnologia introduzida. O desenho do interior com um painel elevado gera de imediato a sensação de se estar perante um carro bem maior. O volante compacto permite o acesso rápido e em segurança a todas as funções. Não é imediatamente intuitivo mas chegamos rapidamente às várias funções. A moda dos grandes ecrãs também chegou à Peugeot e o touchscreen de 9,7 polegadas tem tudo e permite fazer tudo. Não é do nosso particular gosto, até porque alguns botões para funções triviais continuam a ser uma melhor solução do que uma digitalização total.

A navegação 3D com reconhecimento de voz, que permite realizar chamadas, enviar mensagens ou procurar estações de rádio – e que com o wi-fi onbord e a conexão ao sistema Tom Tom Traffic permite tomar decisões nas viagens – é, possivelmente, a novidade que faz a diferença. Depois vem a função que permite replicar o ecrã do smartphone no ecrã do carro e, desta forma, utilizar todas as aplicações, sem esquecer que com a Siri nos telefones da Apple ou o S-Voice nos androids é possível dar instruções por voz.

Os segmentos superiores da Peugeot “emprestaram” ao 308 uma série de sistemas de ajuda à condução, caso do alerta na distância, ou o alerta da transposição de faixa, ou ainda o imprescindível assistente de iluminação que permite que o veículo circule sempre com os máximos, ou ainda o cruise control adaptativo com função stop, ou ainda o sistema que permite assinalar uma passagem no ângulo morto.

Entretanto, entrou no mercado um novo motor de 130 cv que consegue uma redução de consumos que a marca diz situar-se entre os 4% e os 6%. Ainda associado a este motor ficou disponível uma nova transmissão automática de oito velocidades.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.