[weglot_switcher]

Vacina da Pfizer deverá chegar a 300 mil portugueses numa primeira fase

A vacina já demonstrou ter 95% de eficácia e precisa de ser armazenada a 70 graus negativos, com uma prazo limite de cinco dias para ser administrada após a sua produção.
2 Dezembro 2020, 15h28

A Pfizer espera vacinar 300 mil portugueses numa primeira fase, disse hoje à rádio TSF o diretor-geral da farmacêutica em Portugal.

“Diria que numa primeira fase vão ser vacinados 300 mil portugueses, tendo em conta que são duas doses da vacina” disse hoje Paulo Teixeira. Portugal vai receber um total de 4,6 milhões de doses da vacina da Pfizer/BionNTech, avançou.

A Pfizer espera que a sua vacina seja aprovada antes do final do ano, depois as vacinas” vão ser rapidamente distribuídas”, sendo transportadas para todos os países europeus “ao mesmo tempo”, garantiu, num total de 25 milhões de vacinas distribuídas pelos países da União Europeia.

Já a diretora-médica da Pfizer Portugal avançou à RTP que a vacina da Covid-19 poderá chegar a Portugal a 1 de janeiro, se obtiver a aprovação da Agência Europeia do Medicamento que se vai pronunciar a 29 de dezembro.

“Aquilo que temos estimado é que, assim que a vacina for aprovada e sabendo quais serão os pontos de vacinação, onde temos que fazer chegar as vacinas, em três dias, no máximo, teremos as vacinas nos locais designados”, disse Susana Castro Marques ao canal público.

Este tipo de vacina conhecida por RNA usa um pequeno fragmento do código genético da Covid-19 para ensinar o corpo a lutar contra o vírus e construir a imunidade, explica a BBC. Este tipo de vacina nunca foi aprovada para uso em humanos, tendo sido administrada somente em testes clínicos.

Segundo os estudos realizados até agora, esta vacina conta com uma eficácia de até 95% na proteção contra a Covid-19, e precisa de ser armazenada a 70 graus negativos, tendo um custo a rondar os 16 euros. As vacinas serão depois transportadas em caixas especiais, contendo gelo seco, para serem armazenadas num frigorífico, com uma validade de cinco dias para serem administradas. Entre a primeira e a segunda toma, existe um intervalo de 21 dias.

Esta quarta-feira o Governo britânico anunciou que o Reino Unido é o primeiro país do mundo a autorizar o uso desta vacina. As primeiras vacinas vão começar a ser administradas no início da próxima semana a grupos de risco. No topo da lista estão idosos residentes em lares e funcionários, seguidos por pessoas com mais de 80 anos e outros trabalhadores do setor da saúde e social. Esta é a vacina mais rápida a ir do zero até à sua aprovação, pois normalmente este processo demora cerca de 10 anos.

https://jornaleconomico.pt/noticias/vacina-da-pfizer-pode-chegar-a-portugal-nos-primeiros-dias-de-2021-671529

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.