[weglot_switcher]

PLMJ cria ‘think tank’ sobre sustentabilidade corporativa e fintechs

A nova “plataforma” da PLMJ está disponível online para partilha de conhecimento diversificado e interdisciplinar por parte de académicos, juristas, gestores, entre outros. Basta submeter o seu artigo cientifico ou ‘insight’ através de candidatura.
21 Março 2024, 13h00

A sociedade de advogados PLMJ lançou formalmente esta semana um think tank sobre sustentabilidade das empresas e fintechs (negócios financeiro-tecnológicos) que pretende reunir artigos e opiniões de especialistas e conhecedores das temáticas que façam parte de outros escritórios ou da academia, por exemplo.

“Existem talentos extraordinários a produzir conhecimento muito relevante nestas duas áreas e queremos contribuir para acelerar a curva de aprendizagem das empresas nacionais sobre temas que são estruturantes para o crescimento sustentável da sua atividade. Mas queremos fazê-lo para além da lógica do trabalho com clientes e promover a produção e disponibilização de conhecimento relevante”, explicou o managing partner da PLMJ, Bruno Ferreira.

Segundo a coordenadora do projeto, Madalena Perestrelo de Oliveira, estes “são temas novos no que diz respeito à sua aplicação prática, que se estão ainda a instalar no nosso tecido empresarial e é preciso apoiar a construção sólida destas áreas de saber”.

“Contamos já com os contributos de académicos brilhantes, líderes setoriais nestas áreas e advogados que não são apenas da PLMJ, que têm vindo a produzir conhecimento aprofundado sobre estes temas e que achámos que devia ser partilhado com quem dele puder beneficiar”, detalhou a consultora sénior (senior counsel) da PLMJ.

O think tank da PLMJ está disponível online para partilha de conhecimento diversificado e interdisciplinar por parte de académicos, juristas, gestores, entre outros. O plano é estender o âmbito deste grupo de reflexão a áreas críticas para o tecido empresarial ou que sejam consideradas importantes para o crescimento das empresas portuguesas ou desenvolvimento da atividade económica.

Como é que me se pode juntar a este think thank? Escrevendo. É necessário submeter uma candidatura online que consiste num artigo científico (máximo dez a 15 páginas) ou insight especializados sobre sustentabilidade corporativa ou fintech em versão PDF. Depois, a equipa da PLMJ analisará o cumprimento dos requisitos formais e tratará da publicação se estiver dentro dos critérios.

A título de exemplo, o artigo que foi publicado mais recentemente tem o título “Greenwashing: Brief Considerations” e é da autoria de Mafalda Miranda Barbosa, professora da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.