[weglot_switcher]

Portugal será adicionado ao FTSE World Government Bond Index em novembro de 2024

A FTSE Russell, fornecedora global de índices, publicou os resultados da sua revisão de classificação de países de março de 2024 para ações e rendimento fixo. Portugal entra no índice de obrigações.
27 Março 2024, 22h37

A FTSE Russell, fornecedora global de índices, publicou os resultados da sua revisão de classificação de países de março de 2024 para ações e títulos de rendimento fixo.

Portugal será adicionado ao FTSE World Government Bond Index (WGBI) a partir dos perfis do índice de novembro de 2024.

No que toca às Obrigações (renda fixa), a FTSE Russell anuncia que Portugal será adicionado ao FTSE World Government Bond Index (WGBI) depois de o seu mercado de obrigações do tesouro a taxa fixa em moeda local ter cumprido os três critérios de elegibilidade (dimensão do mercado, notação de crédito e um nível mínimo de acessibilidade ao mercado de “2”) para inclusão.

A inclusão no índice entrará em vigor a partir de novembro de 2024 e prevê-se que Portugal venha a representar 0,61% do FTSE WGBI, numa base ponderada pelo valor de mercado.

David Sol, Chefe Global de Política e Governança da FTSE Russell, refere no comunicado que “no centro da abordagem da FTSE Russell à classificação dos mercados de ações e de rendimento fixo está a monitorização contínua da acessibilidade e das realidades económicas dos mercados globais. Através do nosso programa proactivo de envolvimento e análise de mercado, os índices de ações e de rendimento fixo do FTSE Russell mantêm-se adequados à sua finalidade e reflectem tanto as oportunidades como os desafios enfrentados pelos investidores. As nossas análises semestrais são transparentes e informativas. Descrevem tanto o status quo como o caminho a seguir para a evolução dos nossos índices e quadros associados”.

A FTSE Russell é um líder global em índices que fornece soluções inovadoras de benchmarking, análise e dados para investidores em todo o mundo. A FTSE Russell calcula milhares de índices que medem e avaliam os mercados e as classes de activos em mais de 70 países, cobrindo 98% do mercado de investimento a nível mundial.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.