[weglot_switcher]

Portugal Ventures investiu 5,3 milhões de euros em startups de turismo no primeiro trimestre

Batarda’s (produção alimentar sem glúten), Circular Unity (recolha e análise de dados de sustentabilidade), Neptune (produção, renovação e manutenção de barcos), Yon Living (residências de luxo partilhadas entre nómadas digitais) e Your Tours (agência de viagens) receberam financiamento da sociedade de capital de risco.
29 Março 2024, 09h00

A sociedade de capital de risco Portugal Ventures, que pertence ao Banco Português de Fomento, fez um investimento no valor de 5,3 milhões de euros em cinco startups da área do turismo durante o primeiro trimestre deste ano.

Batardas, Circular Unity, Neptune, Yon Living e Your Tours “ganharam bilhete” para entrar na lista de participadas da Portugal Ventures, comprometendo-se a não gerir o negócio como um passeio turístico. O que fazem estes empreendedores?

A Batarda’s dedica-se à produção alimentar sem glúten e faz distribuição por canais próprios ou nas grandes retalhistas e cafetarias/restaurantes. Já a Circular Unity faz recolha e análise de dados de sustentabilidade para empresas de eventos, entretenimento, desporto, audiovisual e hotéis.

Por sua vez, a Neptune faz produção de embarcações luxuosas – sob a marca ROM – e também remodelação de barcos à vela e a motor e parqueamento em seco (dry dock) em Aveiro, onde se localiza um estaleiro naval de referência. Ao passo que a Yon Living se dedica ao coliving (residência partilhada) em casas de luxo para nómadas digitais, que têm acesso não só à moradia/apartamento como atividades (aulas e eventos) nas proximidades.

Last but not least, a agência de viagens Your Tours é um DMC (Destination Management Company) centrada em empresas (B2B) para passeios personalizados e imersivos em Portugal continental e ilhas da Madeira e dos Açores. Brevemente, irá expandir o negócio em toda a Península Ibérica.

O financiamento da venture capital pública a estas cinco startups ocorreu no âmbito da primeira edição da “Call Turismo+Crescimento”, uma parceria com o Turismo de Portugal e o Nest – Centro de Inovação para o Turismo para investir em projetos/empresas que procurem contribuir para aumentar a competitividade da oferta turística do país, melhorar a experiência do turista em Portugal e promover a eficiência das empresas desta atividade económica.

“Estes novos investimentos, que veem agora reforçar o portefólio de turismo, desenvolvem soluções inovadoras dentro do seu segmento, aliando o turismo a outros sectores absolutamente fundamentais para o desenvolvimento da economia atual, como é o caso da alimentação, da náutica, da tecnologia e da sustentabilidade”, afirma Pedro de Mello Breyner, vogal executivo da Portugal Ventures.

Na opinião deste porta-voz da administração da Portugal Ventures, “esta capacidade de criar sinergias e retirar o melhor de cada área é o caminho para um futuro do sector mais forte, dinâmico e que responde às necessidades de um mercado emergente”.

Esta call (concurso) deu privilégio a projetos ligados ao Programa Empresas Turismo 360º e que alguma forma contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Por exemplo, através de desmaterialização (digital), reciclagem, reutilização e redução de resíduos, energia limpa, eficiência hídrica ou mobilidade inteligente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.