[weglot_switcher]

Prata: oferta pode registar em 2024 um dos maiores défices da história

A forte procura pela prata para investimento, aliado às tensões que se têm vivido no Médio Oriente, têm desempenhado um papel no aumento dos preços deste metal precioso, o que poderá significar um problema para este ativo.
17 Abril 2024, 15h42

A oferta de prata poderá registar um dos maiores défices da história em 2024, face à elevada procura e que tem levado a um aumento nos preços deste ativo, segundo uma análise feita pela XTB.

“Os conflitos internacionais, principalmente as tensões que se têm vivido no Médio Oriente, têm desempenhado um papel no aumento dos preços da prata, o que impulsiona os preços deste ativo. Desta forma, este metal precioso poderá valorizar ainda mais caso o conflito se agrave”, indica a análise.

Isto numa altura em que a prata voltou a atingir um novo máximo histórico, fixando-se nos 29,8 dólares, o valor mais alto desde fevereiro de 2021.

Segundo a XTB, este metal precioso pode mesmo atingir a marca dos 50 dólares, tendo em conta não só o seu histórico de ascensão, que registou um aumento de 22% do preço em apenas três meses, como também o aumento da procura, especialmente tendo em conta a atual instabilidade política vivida no cenário internacional.

“Atualmente, estamos a observar um desvio padrão de 3,5 vezes em relação à média de 100 sessões, um valor extremamente elevado quando comparado com o historial dos últimos 25 anos. Ao mesmo tempo, verifica-se também um desvio padrão de 4,5 vezes em relação à média de um ano, que gerou sinais de sobrecompra de curto prazo nos últimos 20 anos”, aponta a análise.

Tudo isto, faz com que, caso a oferta não apresente um crescimento que possa responder à procura pela indústria, o preço poderá continuar a subir a médio e longo prazo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.