[weglot_switcher]

Produção da construção subiu 2,2% no ano passado

Dados do INE mostram que o ano terminou de forma positiva, com o ritmo de crescimento da produção no setor da construção a acelerar 0,2 pontos percentuais, em dezembro, para 2,7%.
  • Jose Manuel Ribeiro/Reuters
12 Fevereiro 2018, 11h48

A produção no setor da construção em Portugal terminou 2017 em alta, com um crescimento de 2,2% para o conjunto do ano, o que contrasta com uma quebra de 3,6% em 2016, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta segunda feira.

O ano terminou de forma positiva, com o ritmo de crescimento da produção no setor da construção a acelerar 0,2 pontos percentuais, em dezembro, para 2,7%.

O INE refere que o segmento da Engenharia Civil “determinou o andamento do índice agregado, ao passar de uma variação homóloga de 4,6% em novembro para 5,3% em dezembro, mais que compensando a ligeira desaceleração (0,1 pontos percentuais) do índice da Construção de Edifícios (variação homóloga de 1,0% em dezembro)”.

Este é o nível mais alto registado pelo índice de produção da construção desde agosto de 2015.

O índice de emprego no setor da construção também fechou o ano em aceleração, com o ritmo de crescimento a registar uma variação homóloga de 2,4%, taxa superior em 0,1 pontos percentuais à de novembro.

Quando comparado com o mês anterior, o índice de emprego apresentou uma taxa de variação negativa em 0,4%, refere o INE.

O índice das remunerações efectivamente pagas no setor da construção subiu 2%, em termos homólogos, em dezembro, o que representa uma desaceleração de 2,2 pontos percentuais face ao valor de Novembro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.