[weglot_switcher]

Projetos milionários em risco à medida que o mercado global do gás colapsa

Muitos destes projetos correm o risco de ser abandonados devido ao excesso de abastecimento de combustível fóssil. Outro problema é o preço do gás natural liquefeito, no mercado mundial, que tinha caído para níveis mínimos antes do surto de coronavírus e com a quarentena, os valores continuaram a diminuir.
7 Julho 2020, 14h36

Um conjunto de projetos milionários que visam transportar gás por todo o mundo podem estar em perigo por causa de um colapso no mercado global de gás, segundo um estudo da Globar Energy Monitor citado pelo The Guardian.

O estudo descobriu que os gastos em novos terminais de gás, necessários para enviar gás natural liquefeito super-resfriado (GNL) em navios – tanque, aumentaram de 73,32 mil milhões de euros para 173, 56 mil milhões de euros.

Além destes gastos, muitos destes projetos correm o risco de ser abandonados devido ao excesso de abastecimento de combustível fóssil. Outro problema, é o preço do gás natural liquefeito, no mercado mundial, que tinha caído para níveis mínimos antes do surto de coronavírus e com a quarentena, os valores continuaram a diminuir.

“Os problemas do gás natural liquefeito não vão desaparecer magicamente com o fim da pandemia. No setor de energia, a modelagem mostra que os pacotes renováveis ​​já estão a superar o gás importado na Coreia do Sul e a cada ano que passa, as energias renováveis ​​tornam-se mais competitivas”, apontou Ted Nace, diretor executivo

Greig Aitken, analista de pesquisa do Global Energy Monitor, disse que o GNL já foi “considerado uma aposta segura” para os investidores, mas que agora está “cheio de problemas” devido ao excesso de oferta de gás no mercado e à diminuição do interesse em combustíveis fósseis.

Noutro relatório, o banco britânico HSBC alertou que o mercado global de gás continuará sobrecarregado, “não apenas em 2020, mas na maior parte desta década”. O HSBC disse que muitos projetos de GNL que deveriam iniciar operações, a meio da década, serão cancelados ou atrasados ​​e aqueles que avançarem poderão esperar um menor retorno do que o esperado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.