[weglot_switcher]

PSD: menos de dois em cada dez militantes estão em condições para votar nas diretas

Os dados divulgados pela secretaria-geral do PSD mostram que menos de dois em dez militantes social-democratas estão em condições de poder votar nas eleições diretas do PSD, marcadas para dia 11 de janeiro.
14 Novembro 2019, 17h49

Dos 105.978 militantes ativos, apenas 17.233 têm as quotas pagas, de acordo com os dados divulgados pela secretaria-geral do PSD. O número corresponde, em termos percentuais, a cerca de 16,26% e mostra que menos de dois em dez militantes social-democratas estão em condições de poder votar nas eleições diretas do PSD, marcadas para dia 11 de janeiro.

A distrital do Porto é a que tem mais militantes no ativo (16.288), mas não é a que tem mais militantes com quotas pagas. Nessa categoria, a distrital do Porto fica em segundo lugar, com 17,32% dos militantes a terem as quotas em dia, sendo ultrapassada pela distrital da área metropolitana de Lisboa. Dos 12.758 militantes ativos na distrital da capital, 20,93% pagaram as quotas até à data.

Em Leiria, Viseu, Bragança e Vila Real – distritos que deram vitória ao PSD nas legislativas – a percentagem de militantes ativos com quotas em dia é igualmente baixa. Dos 12.044 militantes ativos existentes nestes quatro distritos, apenas 2.754 têm quotas em dia. Em Braga, são apenas 8,51% dos militantes ativos e, em Aveiro – onde o vice-presidente do PSD Salvador Malheiro é líder da distrital –, dos 8.859 militantes ativos há apenas 1.432 com quotas pagas.

Embora estejam entre as cinco distritais social-democratas com mais militantes, Açores e Madeira caem para os lugares mais baixos no que toca ao pagamento de quotas. Na Madeira, que conta com 10.301 militantes, apenas 14 estão, neste momento, em condições para votar nas diretas. Já nos Açores, dos 10.794 militantes ativos, só 17 podem escolher o futuro líder do PSD.

A percentagem de militantes com quotas pagas é ainda mais baixa fora da europa. Dos 1.635 militantes do PSD ativos nesta região, apenas um tem os pagamentos em dia. Em termos percentuais, corresponde a 0,01%.

Os militantes que quiserem votar nas eleições diretas de 11 de janeiro, têm até dia 16 de dezembro para proceder ao pagamento das quotas por vale postal (opção permitida a militantes com mais de 60 anos). Para os restantes meios de pagamento, a data limite é dia 22 de dezembro, tendo em conta o regulamento aprovado na passada sexta-feira.

Até agora, assumiram-se como candidatos à liderança o atual líder social-democrata, Rui Rio, o ex-líder parlamentar Luís Montenegro e o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais Miguel Pinto Luz. À corrida por vir a juntar-se também Miguel Morgado, ex-assessor de Pedro Passos Coelho, que está ainda a reunir apoios para se poder candidatar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.