[weglot_switcher]

PSI-20 volta aos ganhos tímidos numa Europa em baixa

As ações da Corticeira Amorim e da Pharol tem-se destacado, com subidas superiores a 2%.
  • Cristina Bernardo
18 Junho 2020, 12h29

As principais bolsas europeias estão a negociar em terreno negativo a meio da sessão desta quinta-feira, receando um novo surto de contágio por SARS-CoV-2 na China e nalguns estados norte-americanos, mas a praça lisboeta é exceção.

O PSI-20 recuperou ao longo da manhã e está com uma subida tímida de 0,04% para os 4.452,03 pontos, impulsionado essencialmente pelos ganhos das empresas da pasta e do papel. É o caso da Semapa, que sobe 1,50%, para 8,77 euros, e da Navigator, que avança 1,62%, para 2,26 euros.

Em destaque estão ainda as ações da Corticeira Amorim, que ‘saltam’ 2,24%, para 10,06 euros, e as da Pharol, com uma valorização de 2,80%, para 0,11 euros. A sociedade gestora participações, acionista da ‘telecom’ brasileira Oi, tem estado com uma boa performance desde que informou o mercado de que a operadora estabeleceu um protocolo judicial de aditamento ao plano de recuperação que tem em curso nos tribunais do Brasil.

Observando os restantes índices europeus, seguem no ‘vermelho’, tal como no arranque das negociações de hoje. O alemão DAX perde 0,70, apesar de Berlim ter aprovado ontem um aumento do limite da dívida para poder avançar com os estímulos orçamentais, o britânico FTSE 100 recua 0,68%, o francês CAC 40 cai 0,86%, o holandês AEX desce 0,44%, o espanhol IBEX 35 desvaloriza 1,32% e o italiano FTSE MIB desliza 0,32%. O Euro Stoxx 50 está a ser marcado por uma desvalorização de 0,54%.

Ramiro Loureiro, trader do Millennium bcp, realça a valorização da empresa alemã Zalando, “sustentada pela sua previsão de vendas e EBIT do segundo trimestre significativamente acima do esperado pelo mercado, bem como para a subida da Remy Cointreau, depois de ter sido elevada pelo Barclays”. “Já a Wirecard recua cerca de 50%, após a EY confirmar irregularidades nas contas”, refere o analista, numa nota de mercado.

O preço do ‘ouro negro’ voltou a subir. O petróleo WTI (produzido no Texas) sobe agora 0,74%, para 38,23 dólares por barril, enquanto a cotação do barril de Brent está a valorizar 1,11% para 41,16 dólares. “Às 13h00 [hora de Lisboa] iniciar-se-á a reunião da OPEP Joint Ministerial Monitoring Committee, em Viena. Porém, este evento não costuma ter impacto no mercado de petróleo”, explica André Neto Pires, da XTB.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.