Em 2022, uma startup russa pretende rentabilizar a zona órbita mais baixa do planeta ao colocar outdoors gigantes a 500 quilómetros da superfície terrestre. A empresa quer construir os cartazes publicitários ‘espaciais’ através de vários mini-satélites programáveis, que formam o nome da marca, e que se iluminam quando anoitece.
Vladilen Sitnikov, CEO desta startup russa denominada de Start Rocket, garante que é o futuro da publicidade.
O projeto-piloto chama-se Orbital Display e ganha contornos astronómicos se pensarmos que, ao enviar um cartaz luminoso para a órbita terrestre, este será visto por mais de 7 mil milhões de pessoas. Quando valerá esta nova forma de publicidade espacial?
Em 1993, a empresa norte-americana Space Marketing Inc propôs algo parecido. A ideia era criar um painel insuflável que poderia ser visto da terra durante duas semanas, tornando-se no primeiro outdoor espacial de sempre. Essa intenção acabou por ficar em ‘standby’ por falta de financiamento – iria custar cerca de 30 milhões de euros.
Agora, a jovem empresa russa quer repescar a ideia e torná-la real até 2020. O primeiro teste de lançamento acontece em janeiro de 2021.
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