[weglot_switcher]

Radar Cultural: Monsanto ao ar livre, Ai Weiwei em Serralves e Legendary Tigerman no Algarve são as sugestões para o fim de semana

De Norte a Sul. O JE deixa-lhe as melhores sugestões para o fim de semana. Concertos, exposições, teatro e stand up comedy são os destaques nesta edição do Radar Cultural.
  • Direitos: Monsantos On Air
23 Julho 2021, 10h00

23 de julho, SEXTA-FEIRA

  • AVEIRO

Festival dos Canais: A Praça Marquês de Pombal, na cidade de Aveiro, vai voltar a encher-se de sons este fim de semana, com a atuação de alguns dos artistas nacionais mais conceituados do panorama musical atual. Esta sexta-feira, com entrada livre, os aveirenses vão poder assistir ao concerto de Troll’s Toy com a Orquestra Filarmonia das Beiras, a partir das 18h30. Os bilhetes devem ser levantados no Museu de Aveiro/Santa Joana, cerca de 1h30 antes do início da atuação.

  • PORTO

Serralves: O artista Ai Weiwei inaugura esta sexta-feira a exposição “Entrelaçar” no Museu e no Parque de Serralves. Nestes espaços, Weiwei apresenta um corpo de trabalho que reflete a preocupação com questões ambientais, nomeadamente a desflorestação da Mata Atlântica brasileira. Para o jardim, o artista escolheu apresentar, pela primeira vez, a peça “Pequi Vinagreiro”, uma réplica de ferro que uma árvore brasileira com 32 metros de altura que se encontra em extinção. Um bilhete para visitar a Fundação Serralves custa 20 euros. A exposição de Ai Weiwei está patente até 5 de fevereiro de 2022.

Festival Porta-Jazz: O festival está na sua 11ª edição e acontece nos jardins do Palácio de Cristal. Esta sexta-feira, entre as 20h30 e as 22 horas, o Vessel Trio arranca as festividades ao apresentar o seu registo de estreia, seguindo-se um concerto do grupo Coreto, que encomendou obras a João Grilo, João Mortágua, Catarina Sá Ribeiro e a Nuno Trocado. A entrada é gratuita.

Comédia à Mesa: A única premissa será não rir com comida na boca. Ricardo Couto convida João Freitas para o espetáculo, para que o comediante conte a sua viagem de nove anos na profissão. Quando iniciou a carreira, João Freitas tinha três objetivos: ficar rico, famoso e arranjar uma namorada. São estes três pontos que Ricardo Couto irá explorar durante a sua conversa com o comediante. Existem mesas disponíveis para grupos de dois, quatro e seis, sendo que os bilhetes custam dez euros por pessoa e acontece no espaço Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural pelas 20h30.

  • LISBOA

Eco Pop Up: O Selina Rooftop, em Lisboa, vai ser palco para este mini festival que celebra a sustentabilidade, a comida à base de plantas e boa música. O evento que decorre até 24 de julho, vai proporcionar aos convidados, na sexta-feira, um menu com comida à base de plantas, bebidas orgânicas, sumos e kombucha e no sábado um brunch para todos os amigos, familiares e até animais de estimação.

Tivoli BBVA: O artista T-Rex estreia-se ao vivo esta sexta-feira em nome próprio. A estreia está marcada para a sala Tivoli BBVA, em Lisboa, onde vai apresentar o EP Gota d’Espaço, que já conta com mais de dez milhões de streams acumulados nas plataformas digitais. Os bilhetes têm um custo entre os 18 e os 20 euros.

Monsantos On Air: O espaço ao ar livre no pulmão de Lisboa apresenta esta sexta-feira, pelas 17 horas, o espetáculo “No Parquinho c/ Deixa Rolá”. O grupo conta com Pedro Machado e Tiago Bandeiras, e o espetáculo musical acontece no jardim do Monsantos On Air.

  • ÉVORA

EALive: Depois de Pedro Abrunhosa e Carolina Deslandes, o festival EA Live, na Quinta de Valbom, na Adega da Cartuxa, recebe Bárbara Tinoco que irá apresentar alguns temas já bem conhecidos do público, como “Sei Lá”, “Outras Línguas” ou “Cidade”, bem como outros que farão parte do seu álbum de estreia.

  • SERPA

Noites na Nora: O Castelo de Serpa vai receber “Gente do Mar”, um projeto do Laboratório, pelas 22 horas. Este projeto apresenta-se como uma celebração de todos os movimentos migratórios que se deram na zona específica da cidade e que marcaram o tecido cultural e social até hoje. Bruno Miguel Rosa, Catarina Guerreiro, Miguel Tira-Picos e Mónica Alves apresentam “Gente do Mar”, que aborda o circo contemporâneo e a estética do espetáculo de rua.
A cantora SILLY, nome artístico de Maria Bentes, apresenta-se no seu ‘eu’ mais sincero e íntimo no espaço Nora, em Serpa. SILLY sobe ao palco pelas 23 horas para apresentar as músicas que escreveu e agora atua.

  • LOULÉ

Fix of Rock ‘n’ Roll: The Legendary Tigerman vai apresentar-se esta sexta-feira no bar Bafo de Baco, em Loulé. Paulo Furtado regressou esta semana aos pequenos palcos através da sua ‘club tour’ para apresentar o novo disco “Fix of Rock ‘n’ Roll”. O concerto é gratuito mas The Legendary Tigerman não falha com os fãs e tem transmitido os concertos através do streaming. O cantor apela ainda a que quem quiser (ou possa) ajude os clubes, a União Audiosivual e os artistas através do seu site. O concerto inicia-se às 21 horas.

  • SINES

Capela da Misericórdia: Vai ser hoje inaugurada a exposição de fotografia “Histórias de um passado recente” que revela como foram os últimos meses da central a carvão da cidade da costa alentejana, numa exposição “promovida pela EDP para celebrar as pessoas que fizeram a história da central nos últimos 35 anos”. Ao “longo de dezenas de imagens registadas pelo fotógrafo Paulo Coelho nos últimos meses de operação da central da EDP, é possível descobrir ou revisitar o espaço industrial onde trabalhadores, máquinas e carvão produziram energia durante mais de 35 anos”, segundo a elétrica. A exposição conta com a curadoria de Hugo Dinis e decorre até 23 de outubro.

24 de julho, SÁBADO

  • AVEIRO

Festival dos Canais: O penúltimo dia do Festival dos Canais recebe este sábado o cantor Matay, que foi ao Festival da Canção em 2019. O cantor, que também trabalha com jovens no âmbito da inserção social, convida Agir para o acompanhar na atuação. Os dois cantores vão apresentar-se na Praça Marquês de Pombal pelas 18h30, sendo a entrada livre e os bilhetes serem levantados no Museu de Aveiro/Santa Joana.

  • PORTO

Festival Porta-Jazz: O segundo dia do festival inicia-se às 11 horas com a atuação de Filipe Teixeira Trio e a apresentação do álbum TAO, seguido por Josué Santos e Gianni Narduzi com “Vazio e o Octaedro”. Pelas 17 horas, o emsemble Robal/Porta-Jazz sobe ao palco e segue-se Nuno Campos para apresentar “Taxatarinaten”. Às 20h30, Miguel Rodrigues apresenta Empa, e segue-se Hristo Goleminov. A entrada para o evento é gratuita e os concertos acontecem nos jardins do Palácio de Cristal.

  • COIMBRA

Magicarsicó: O Castelo de Penela, em Coimbra, irá receber, este fim de semana, quatro sessões de magia recheadas de alegria e animação, para toda a família. O evento, que tem a duração prevista de 45 minutos por cada sessão, irá seguir-se de uma visita guiada ao monumento patrimonial. A entrada para o espetáculo é livre (sujeita a inscrição prévia) e será abrilhantado com o talento de Brando Y Silvana, Peter Wardell, Cliff the Magician e Rafael Titonelly.

  • LISBOA

Festival Lusco Fusco: Para celebrar as noites quentes de verão ao som de alguns dos maiores artistas nacionais, a Sons Em Trânsito volta a apresentar o ciclo de concertos ao anoitecer Lusco-Fusco, no terraço do Capitólio, em Lisboa. Carolina Deslandes, que no final de 2020 editou o EP e curta metragem “Mulher”, vai apresentar-se este sábado. As portas abrem às 19 horas e o concerto está marcado para as 20 horas. O bilhete para este concerto custa 15 euros.

Tivoli BBVA: Em dose dupla, o artista T-Rex, de seu nome Daniel Benjamin, volta a apresentar-se na sala Tivoli BBVA. T-Rex vai voltar a cantar o EP Gota d’Espaço, onde consta a canção “Tempo”, uma das mais ouvidas de 2020. Os bilhetes têm um custo entre os 18 e os 20 euros.

Monsantos On Air: E quando as músicas dos anos 90 e do início dos anos 2000 toca alto? O melhor é cantar a plenos pulmões. O Sunsê – 90’s e 2000’s toca os vários sons que marcaram a geração millennial no jardim do Monsantos On Air como Backstreet Boys e Spice Girls.

  • ÉVORA

Festival EA Live: Este sábado, 24 de julho, é a vez de Tiago Nacarato rumar a Évora com Tomás Marques (baixo) e Márcio Silva (percussão) para um espetáculo em que irá apresentar os seus temas originais, bem como algumas das músicas que têm marcado a sua ainda curta carreira.

  • SERPA

Noites na Nora: A fadista Sara Correia vai apresentar-se no pavilhão desportivo de Serpa pelas 22 horas deste sábado. Já detentora das estatuetas “Artista Revelação” e “Melhor Álbum de Fado” dos prémios Play desde 2019, Sara Correia vai cantar “Do Coração”. A fadista convidou o conterrâneo Luís Trigacheiro para lhe fazer companhia no palco, uma vez que em abril desde ano editou o seu primeiro single “Meu Nome É Saudade”.

25 de julho, DOMINGO

  • PORTO

Festival Porta-Jazz: O último dia do festival acontece este domingo e inclui um concerto de Hugo Raro, onde o artista apresenta o álbum “Connecting the dots”, seguindo-se o grupo liderado por Yudit Vidal com “Canto das Sereias” pelas 11 horas. Às 17 horas segue-se João Martins com “Hundred Milliseconds” e depois Mazam apresenta “Land”. Pelas 20h30, João Pedro Brandão apresenta “Trama no Navio” e André Silva apresenta “The Guit Kune Do”, encerrando o festival.

  • AVEIRO

Festival dos CanaisO trio D.A.M.A sobe ao palco da Praça Marquês de Pombal. Os músicos e a banda vão apresentar o disco “Sozinhos à Chuva” editado no fim do ano passado. Os bilhetes podem ser levantados 1h30 antes do concerto no Museu de Aveiro/Santa Joana, e o espetáculo acontece pelas 18h30.

  • LISBOA

Festival Lusco-Fusco: A cantora Rita Redshoes, que edita um novo álbum de originais em setembro, encerra o ciclo de concertos intimistas Lusco-Fusco, este domingo. As portas abrem às 19 horas e a cantora atua uma hora depois. Os bilhetes estão à venda por dez euros.

Monsantos On Air: Das 10 horas às 15 horas, o dia é dos mais pequenos. Ainda que seja um dia para a família, o espaço em Monsanto permite que as crianças brinquem ao ar livre, respirando o ar do pulmão de Lisboa.
A partir das 17 horas, e de forma a terminar o fim de semana da melhor forma, o espaço dá a vez a “Sambinha bom” para que a boa disposição continue.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.