[weglot_switcher]

Reabertura das fronteiras. “Portugal e Espanha distinguiram-se sempre no quadro europeu”, afirma Eduardo Cabrita

“Todas as situações assentaram sempre no contacto entre governos, ao nível dos chefes de governo ou ao nível do contacto com o meu colega, o ministro do Interior de Espanha, e assim ontem sucedeu”, sublinhou esta sexta-feira o ministro.
30 Abril 2021, 17h31

O ministro da Administração Interna comentou a reabertura das fronteiras sublinhando o compromisso de Portugal e Espanha em manter uma colaboração próxima que garanta a segurança sanitária de ambos os países. Eduardo Cabrita aproveitou também para esclarecer que “existem mecanismos de outro tipo que se aplicam a países de maior risco”.

“Portugal e Espanha distinguiram-se sempre no quadro europeu pela gestão de fronteiras. Todas as situações assentaram sempre no contacto entre governos, ao nível dos chefes de governo ou ao nível do contacto com o meu colega, o ministro do Interior de Espanha, e assim ontem sucedeu”, sublinhou Eduardo Cabrita, em declarações divulgadas pela “RTP”.

O ministro da Administração Interna também abordou o tema sobre a dificuldades sociais e económicas de alguns cidadãos para cumprirem o isolamento profilático, assumindo o compromisso que “as pessoas que precisam de auxílio são os portugueses e os residentes que são afetados”.

“É relativamente a esses que o Estado utiliza a faculdade que a lei lhe permite para fazer cumprir as regras do isolamento profilático. É sempre feito ao abrigo dos mecanismos da proteção civil, como um incêndio ou uma inundação, e neste caso tem a ver com a pandemia”, explicou aos jornalistas.

“O despacho que eu o primeiro ministro assinámos visa garantir que as pessoas que não têm condições de habitação digna, que não lhes permita respeitar as regras de isolamento profilático, possam ser alojadas em condições condignas e com segurança”, remata Eduardo Cabrita.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.