[weglot_switcher]

Reino Unido junta-se à lista e reduz tempo de isolamento para cinco dias

Os indivíduos totalmente vacinados poderão terminar o isolamento cinco dias após apresentarem sintomas ou receberem um resultado positivo, o que ocorrer primeiro, desde que apresentem testes Covid-19 negativos nos dias cinco e seis.
13 Janeiro 2022, 14h03

O secretário de saúde britânico, Sajid Javid, anunciou esta quinta-feira que o governo britânico vai reduzir o tempo de isolamento para quem esteja totalmente vacinado mas infetado por Covid-19 de sete para cinco dias. Javid sustenta a medida com um estudo que revela que cerca de dois terços dos casos positivos não são mais infecciosos até o final do dia cinco.

Ao revelar a medida, Javid disse que os dados da Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido mostram que “cerca de dois terços dos casos positivos não são mais infecciosos até o final do dia cinco” e “queremos usar a capacidade de teste que construímos para ajudar essas pessoas a deixar o isolamento em segurança”. A mudança entra em vigor na próxima segunda-feira, 16 de janeiro.

Os indivíduos totalmente vacinados poderão terminar o isolamento cinco dias após apresentarem sintomas ou receberem um resultado positivo, o que ocorrer primeiro, desde que apresentem testes Covid-19 negativos nos dias cinco e seis.

“Esses dois testes são críticos para os planos equilibrados e proporcionais, e peço a todos que aproveitem a capacidade que construímos nos testes, para que possamos restaurar as liberdades deste país enquanto mantemos todos seguros”, cita a “Sky News”, esta quinta-feira, as declarações de Javid.

O secretário de saúde do Partido Trabalhista, Wes Streeting, saudou o anúncio, mas pediu que os testes fossem “resolvidos”.

“Antes do Natal, ele [Sajid Javid] disse-nos que não havia problema com o fornecimento mas, durante o Natal, a equipa do NHS e outros funcionários importantes não conseguiram aceder aos testes porque o governo não tinha reparado que as entregas de testes haviam encerrado para o Natal”, disse Streeting.

Atualmente, indivíduos totalmente vacinados com resultado positivo podem encerrar o seu período de isolamento após sete dias se receberem um teste negativo nos dias seis e sete — com os testes realizados com 24 horas de intervalo.

A mudança foi introduzida pouco tempo antes do Natal, mas houve pedidos para que o governo reduzisse o período de isolamento novamente devido à pressão contínua no NHS e nos locais de trabalho causada pelo alto número de pessoas em isolamento.

Inglaterra junta-se aos Estados Unidos, Finlândia, Suíça e Açores

As autoridades de saúde dos EUA foram as primeiras a reduzir o tempo de isolamento para os norte-americanos infetados por Covid-19, de dez para cinco dias e, da mesma forma, reduziram o tempo que os contactos próximos têm de permanecer em quarentena. A medida foi tomada no final de 2021.

Por temerem que o sistema de saúde pudesse ficar sobrecarregado, as autoridades sanitárias da Suíça também decidiram reduzir para metade o tempo obrigatório de quarentena para quem tenha testado positivo à Covid-19, ou seja, de dez para cinco dias.

As autoridades de saúde da Finlândia também decidiram reduzir o período de quarentena recomendado para pessoas positivas para a Covid-19 até metade esta quinta-feira, quando o primeiro-ministro enfrentou críticas por se afastar de medidas restritivas ao vírus, numa altura em que as infeções atingem níveis recorde, segundo a “Reuters”. O atual período de quarentena de dez dias será, na maioria dos casos, reduzido para cinco dias, com as pessoas com sintomas aconselhadas a ficar em casa sem procurar um teste laboratorial, disse o órgão de saúde pública finlandês THL.

A Autoridade de Saúde Regional dos Açores seguiu o mesmo caminho e reduziu o período de isolamento profilático para infetados por SARS-CoV-2 sem sintomas e contactos próximos de dez para cinco dias. O titular da pasta da Saúde nos Açores, Clélio Meneses, afirmou que “se o utente tiver sintomas ao fim de cinco dias, “mantém o isolamento até terminarem as sintomatologias”. O período de isolamento será encurtado também para os contactos próximos, mesmo que partilhem a mesma casa.

Em Portugal continental, a Direcção-Geral da Saúde está a equacionar adotar a mesma medida.

(notícia atualizada às 16h21 com mais informações)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.