[weglot_switcher]

Reitores procuram soluções para problemas do ensino superior

O ISCTE-IUL acolhe esta segunda-feira, 7 de janeiro, a Convenção Nacional do Ensino Superior 2020 – 2030, organizada pelo CRUP, de onde deverá sair uma Nova Agenda estratégica para o setor.
7 Janeiro 2019, 07h25

O acesso ao ensino superior, o posicionamento do sistema de ensino português na Europa, o sistema de ação social e o financiamento das instituições, o alojamento dos estudantes, a inovação no ensino e nas ofertas formativas, a transformação digital e a criação de emprego qualificado são alguns dos temas em debate esta segunda-feira, 7 de janeiro, no ISCTE-IUL em Lisboa, na Convenção Nacional do Ensino Superior 2020 – 2030.

O fórum é organizado pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), presidido por António Fontainhas Fernandes (na foto), com o alto patrocínio do Presidente da República, que a encerra, e conta com a presença de reitores, presidentes de Politécnicos, especialistas do setor e vários ministros e secretários de Estado, entre os quais Manuel Heitor, que tutela a pasta da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

No primeiro debate do dia estão previstas as exposições de Cláudia Sarrico e Pedro Teixeira, diretor do CIPES. Pedro Adão e Silva, Maria Mota e Poiares Maduro integram o painel que vai discutir os dados da OCDE sobre o país, estando a moderação a cargo de João Sàágua, reitor da Universidade Nova de Lisboa. As conclusões do painel serão apresentadas pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

É objetivo dos promotores que da convenção resulte uma “Nova Agenda estratégica para o Ensino Superior em Portugal”, visando a próxima década durante a qual se pretende fortalecer o sistema de ensino superior nacional.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.