[weglot_switcher]

Robô-advisor da Revolut chega aos investidores em Portugal

Faz ‘trading’ de forma automática, gere a carteira do cliente e faz revisões periódicas dos ativos, mas primeiro lança perguntas para identificar a apetência pelo risco e os objetivos financeiros. O valor mínimo de investimento para aceder a este assessor online é 100 euros.
21 Fevereiro 2024, 09h00

A Revolut anunciou oficialmente esta quarta-feira em Portugal o lançamento do serviço de robô-advisor (assessor digital) para que os clientes tenham acesso a mais automação e personalização das suas decisões de investimento.

A mais-valia é poupar tempo aos investidores na pesquisa e gestão contínua as suas carteiras de trading ou apoiar quem não tem experiência em fazê-lo. O senão é obrigar a um valor mínimo de investimento inicial de 100 euros e ter uma comissão mensal de gestão da carteira de 0,75% do valor total detido.

O robô-advisor da Revolut começa por fazer uma série de perguntas aos clientes, como por exemplo a(s) nacionalidade(s), para depois conseguir identificar a apetência pelo risco e os objetivos financeiros da pessoa. No momento em que houver um depósito de dinheiro na carteira (wallet), o sistema investe-o no mercado de forma automática, monitorizando essa mesma carteira.

“Sabemos que muitos dos nossos clientes não têm tempo para gerir uma carteira ou investir em títulos individuais. De facto, 53% dos clientes que inquirimos no ano passado afirmaram simplesmente não saber por onde começar quando se trata de investir. Criado para tornar o investimento mais acessível, queremos proporcionar aos nossos clientes a capacidade de fazer com que o seu dinheiro trabalhe para eles”, disse a responsável de Fortuna e Negociação da Revolut, Rolandas Juteika.

Entre as funcionalidades está também a revisão periódica dos investimentos de acordo com o desempenho dos ativos. “Os clientes poderão então definir transferências recorrentes para a carteira robô-advisor para beneficiarem desta inovação na sua plenitude. As transferências recorrentes permitem que os clientes reforcem as suas carteiras em frequências predefinidas, e ajuda a que se comprometam a investir com regularidade para reduzir o impacto da volatilidade de preços a curto prazo”, explica o neobanco.

Trading aumentou mais de 50% em 2023

Em 2023, a Revolut teve um aumento de 54% no número de clientes de trading em Portugal, em embora não publique o número total. Os serviços de investimento na Revolut no Espaço Económico Europeu são prestados pela Revolut Securities Europe UAB, autorizada e regulamentada pelo Banco da Lituânia, e abrangem mais de 2.200 títulos cotados nos Estados Unidos, cerca de 220 títulos na União Europeia e 270 fundos de índices cotados (ETF – Exchange Traded Funds).

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.