[weglot_switcher]

Sabe como reconhecer uma nota falsa? Deco explica

Quem receber uma nota falsa não pode trocá-la por outra nem recuperar o valor em questão. Veja aqui as dicas da Deco para distinguir as verdadeiras das falsas através da visão e do tacto.
30 Outubro 2018, 11h32

Para saber se uma nota é verdadeira, toque, observe e incline a nota. Este é o primeiro conselho da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) para reconhecer uma nota falsa.  Em caso de dúvida, a Deco aconselha a apresentar a nota suspeita numa das tesourarias do Banco de Portugal ou num balcão de outro banco onde lhe serão prestados todos os esclarecimentos. E  alerta: se receber uma nota falsa, deve contactar a PSP ou a GNR para relatar em que circunstâncias isso aconteceu.

“O papel de uma nota verdadeira é mais firme e faz mais barulho”, explica a Deco/Proteste, acrescentando que as pontas têm pequenas linhas impressas em relevo, que facilitam o reconhecimento para pessoas com dificuldades visuais. Também a tinta, frisa a associação, é mais densa no principal elemento gráfico da nota, nas inscrições, nos números maiores e nas iniciais do Banco Central Europeu (BCE).

A Deco/Proteste dá aqui um exemplo: se observar uma nota de 20 ou de 50 em contraluz, a janela (ou pórtico) que está na parte de cima da banda holográfica prateada fica transparente e mostra uma imagem da deusa Europa. “Ao inclinar, a banda revela duas áreas brilhantes e a imagem da deusa aparece no outro lado da nota, de forma mais esbatida e acompanhada do elemento gráfico principal com o valor da nota”, explica a associação, recordando que a banda holográfica com retrato muda de cor nas notas de 50, 100, 200 e 500 euros.

“Mais abaixo, em todas as notas, vê-se o número que corresponde ao valor, que passa de verde-esmeralda para verde-escuro, consoante a inclinação”, conclui.

Como reconhecer a nova nota de 50 euros

Neste caso, a Deco/Proteste aconselha a procurar o filete de segurança negro de alto a baixo, a meio da nota.

“Incline-a para ver o número 50 a passar de verde-esmeralda a verde-escuro. A banda prateada deve mostrar a deusa Europa”, explica, dando conta que ao colocar uma nota numa superfície escura, as áreas claras ficam mais escuras e o holograma fica imediatamente visível.

A associação avança ainda que o filete de segurança inclui uma linha escura que atravessa a nota de alto a baixo, quase a meio e que essa linha contém pequenos símbolos do euro e o valor.

“Há outros elementos de segurança, mas só são visíveis com lâmpadas especiais ou infravermelhos”, ressalva a Deco.

A associação de defesa do consumidor alerta, no entanto, que, em caso de dúvida, compare a nota inspecionada com uma nota que saiba ser verdadeira e verifique se há diferenças.

“Se mesmo assim, não ficar descansado, apresente a nota suspeita numa das tesourarias do Banco de Portugal ou num balcão de outro banco onde lhe serão prestados todos os esclarecimentos”, aconselha.

Se receber uma nota é falsa, contacte a PSP ou GNR

Se receber uma nota falsa, a Deco/Proteste deixa um primeiro conselho: tente recordar a fisionomia e nome da pessoa que lha entregou e as circunstâncias em que isso aconteceu.

Foi uma loja ou numa banca do mercado, por exemplo? Com esses dados na memória, sugere a associação, contacte a PSP ou a GNR, o Banco de Portugal ou outro banco e relate o que lhe aconteceu.

“Contudo, tenha em mente que não será ressarcido do valor nem receberá outra nota em troca”, alerta a Deco, aconselhando ainda a não repassar a nota a ninguém. Isto porque, explica, se o fizer com intenção, está a praticar um crime segundo o artigo 265.º e seguintes do Código Penal, que pode dar uma pena de prisão até três anos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.