[weglot_switcher]

“Sabem porque é que as ações chinesas caíram? Porque ganhei no Iowa”, sublinha Donald Trump

Trump fez uma relação entre a sua vitória no Iowa e a turbulência nas bolsas asiáticas tendo como referência um indicador das ações chinesas cotadas nos EUA que recuou na terça-feira.
17 Janeiro 2024, 15h04

Donald Trump, candidato às primárias do Partido Republicano, associou a sua vitória no Iowa à quebra das ações asiáticas em bolsa e reafirmou que vai reforçar a sua postura a propósito da China como parte da sua estratégia presidencial.

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump venceu, na segunda-feira, as primárias republicanas (‘caucus’) no Iowa, com uma vitória esmagadora anunciada apenas meia hora depois do início da votação.

O magnata, de 77 anos, que responde por quatro acusações criminais, deixou os principais rivais, o governador da Florida, Ron DeSantis, e a antiga governadora da Carolina do Sul e ex-embaixadora na ONU Nikki Haley, para trás, arrecadando 51,1% com quase 100% dos votos contados, de acordo com as agências de notícias France-Presse e EFE.

Trump fez uma relação entre a sua vitória no Iowa e a turbulência nas bolsas asiáticas tendo como referência um indicador das ações chinesas cotadas nos EUA que recuou na terça-feira. No entanto, um analista da Forsyth Barr Asia associou a recente debilidade dos mercados às preocupações internas e não à vitória de Trump no caminho para a nomeação republicana.

“Senti-me muito mal por eles. A China sofreu uma queda na bolsa de valores. Sabem porquê? Porque ganhei no Iowa”, destacou Trump. “Assim que saíram estes números, tiveram um crash dos grandes, um dos piores números que sofreram nos últimos anos”, realçou o candidato.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.