[weglot_switcher]

Santander foi o assessor financeiro do comprador da Castelbel

O Santander Corporate & Investment Banking foi o assessor financeiro exclusivo do Bourn Rock Investments Group na aquisição da Castelbel. Mas a equipa de assessores é mais vasta e inclui a assessoria jurídica da Enes Cabral, da CuatreCasas, da SRS Legal, da CS Associados, da Morais Leitão, da PLMJ,  da consultora EY, e da Howden.
22 Março 2024, 15h00

O Santander Corporate & Investment Banking foi o assessor financeiro exclusivo do Bourn Rock Investments Group na aquisição da Castelbel. Mas a equipa de assessores é mais vasta e inclui a assessoria jurídica da Enes Cabral, da CuatreCasas, da SRS Legal, da CS Associados, da Morais Leitão, da PLMJ, da consultora EY e da Howden.

Vallis Capital Partners anunciou a venda da totalidade do capital da Castelbel, detido pelo Fundo Vallis Sustainable Investments I, ao Grupo Bourn Rock Investments a 19 de março.

O Fundo Vallis Sustainable Investments I, SCA, SICAR adquiriu 60% do capital social da Castelbel – Artigos e Beleza em agosto de 2016, tendo posteriormente aumentado a sua participação para 100% do capital social.

A Castelbel é uma empresa nacional líder na produção e comercialização de fragrâncias de luxo para o lar e para o corpo. É proprietária das marcas Castelbel e Portus Cale e exporta atualmente cerca de 75% da sua produção para mais de 60 países, incluindo mercados exigentes como os Estados Unidos e o Reino Unido.

Sob a gestão do Fundo Vallis I, a Castelbel mais do que duplicou o seu volume de negócios, reforçou o seu modelo de governance e implementou um ambicioso plano de crescimento nacional e internacional, ao mesmo tempo que investiu no aumento da sua capacidade produtiva através da mudança para novas instalações fabris em Castelo da Maia.

Eduardo Rocha, CEO da Vallis Capital Partners, afirmou, em comunicado, que esta venda “é a quinta saída do Fundo Vallis Sustainable Investments I, SCA, SICAR” e que “esta transação é o culminar do trabalho dedicado de toda a equipa da Castelbel, que executou com sucesso um ambicioso plano de negócios ao longo dos anos”.

Vanessa Segurado e Pedro Afonso de Paulo, acionistas do Bourn Rock Investments Group (BRI), asseguram que “daremos continuidade ao excelente trabalho realizado até à data pela equipa Castelbel e ao seu potencial de mercado nacional e expansão internacional”.

“Dada a forte experiência do nosso Grupo em Sustentabilidade e Gestão Ambiental, procuramos também desenvolver o potencial de sustentabilidade e economia circular da Castelbel”, referem os novos donos da empresa.

“É uma nova etapa no crescimento do nosso grupo, onde embarcamos no nosso primeiro investimento de diversificação”, acrescentam.

O Fundo Vallis, com uma capitalização de 75 milhões de euros, é um fundo de private equity gerido pela Vallis Sustainable Investments I, GP, S.à.r.l., tendo como Consultor de Investimento a Vallis Capital Partners, S.A. O fundo está sediado no Luxemburgo e é regulado pela CSSF – Comissão de Supervisão Financeira do Luxemburgo.

Por sua vez, a Vallis Capital Partners, S.A. é acionista de empresas que gerem Fundos de Capital de Risco, com Ativos sob Gestão superiores a 200 milhões de euros, e atua como seu consultor de investimento. Os fundos Vallis Sustainable Investments I e Vallis Sustainable Investments II investem em PMEs ibéricas com elevado potencial de crescimento e cujos sectores se correlacionam com os vectores do desenvolvimento sustentável.

O Fundo Vallis Sustainable Investments I, SCA, SICAR tem atualmente duas empresas na sua carteira: a Smile-Up, a maior cadeia portuguesa de clínicas dentárias, e a Raclac, um produtor e distribuidor de dispositivos médicos descartáveis.

O valor do negócio não foi revelado.

O Fundo Vallis Sustainable Investments II – Fundo de Capital de Risco Fechado tem atualmente um investimento na Insparya, uma clínica líder em transplantes capilares com presença em Portugal, Espanha e Itália; na Logifrio, num operador logístico que presta serviços de transporte e logística para produtos alimentares com temperatura controlada; na Europalco, líder no mercado português de organização de eventos e aluguer de equipamento audiovisual com um portfólio diversificado de eventos; e na Docout, uma empresa de outsourcing de processos críticos e de serviços de gestão de projetos.

O Bourn Rock Investments Group (BRI) é um grupo de investimento empresarial diversificado, 100% português, que desde 2016 se tem focado na criação e consolidação do Grupo Blueotter, um grupo ambiental líder em Portugal, através de aquisições e crescimento orgânico.

O Grupo Blueotter é um operador líder em Portugal na reciclagem e gestão global de resíduos não perigosos, com um volume de negócios superior a 65 milhões de euros, gerindo mais de 500 mil toneladas por ano em dez centros de reciclagem, valorização e tratamento, e abrangendo as atividades de recolha, triagem, reciclagem, tratamento orgânico, valorização, tratamento, eliminação de resíduos, inovação e produção de energia renovável.

A Castelbel constitui a primeira diversificação da atividade de investimento do grupo, com o objetivo de diversificar o risco e procurar sinergias em termos de talento e sustentabilidade, acreditando no seu crescimento e expansão a nível nacional e internacional.

Com a aquisição da Castelbel, o Grupo BRI espera ter um volume de negócios de cerca de 90 milhões de euros em 2024 e passa a ter 800 colaboradores e onze unidades industriais em Portugal.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.