[weglot_switcher]

Santander quer reduzir em 10% a base de custos na Península Ibérica

No Santander Totta o cost-to-income (custos sobre receitas) melhora de 43% sozinho para 38% combinado com o Popular. Não é detalhado o corte de pessoas e de balcões a aplicar após a integração. O Banco Popular Portugal tem cerca de 1.000 pessoas no quadro de pessoal.
8 Junho 2017, 14h20

O Banco Santander comprou o Banco Popular de um dia para o outro, no âmbito de uma Medida de Resolução aplicada ao sexto maior banco espanhol, sem custos para os contribuintes e sem custos para os outros bancos (sem intervenção do Fundo de Resolução). Só o Santander e os acionistas e obrigacionistas subordinados do Popular pagam o custo da Resolução. Uma operação que poderá fazer inveja aos bancos portugueses que suportam custos  com as resoluções nacionais (BES e Banif).

Mas a parte mais difícil vem agora. Para o Santander ganhar sinergias tem de implementar um significativo corte de custos.

Numa apresentação feita por Ana Patrício Botín, o banco espanhol afirma prever melhorar a eficiência (cost-to-income) até 2020, quando espera poupanças de 500 milhões de euros antes de impostos, o que representa um corte de custos de cerca de 33% no Popular Espanhol e cerca de 10% na base de custos combinada de Espanha e Portugal este ano.

Os objetivos de melhoria de rentabilidade através de economias de escala estão também calculadas para Portugal. No Santander Totta o cost-to income melhora de 43% sozinho para 38% combinado com o Popular. Não foi detalhado o corte de pessoas e de balcões. O Banco Popular Portugal tem cerca de 1.000 pessoas no quadro de pessoal.

Em Portugal a quota de mercado, segundo o Santander, ficará assim: 17,5% em crédito (ficando em segundo lugar); 15,5% em depósitos (em terceiro lugar) e vai liderar a quota de mercado por balcões com 16,7%.

O Santander Totta vai absorver o negócio do Banco Popular Portugal, que depois desaparecerá. O banco liderado por António Vieira Monteiro destacou uma equipa para operacionalizar a integração do banco.

“Por que estamos adquirindo Popular?”, pergunta o Santander na sua apresentação, antes de elencar as razões. O Popular é uma oportunidade única de consolidação doméstica em Espanha e Portugal. Através dessa aquisição a rede de balcões passa a ser de 1.762 balcões em Portugal e Espanha. Outro motivo é a forte adequação estratégica e de negócios numa altura atraente no ciclo económico, diz o banco.

O Santander estima obter sinergias de custos significativas e ativos imobiliários bem provisionados e com um risco ‘gerível’.

Financeiramente a transação é atraente e melhora os KPIs (Key Performance Indicators) para o Grupo, em Espanha e Portugal.

Um ROE (rentabilidade dos capitais próprios) de 13-14% acima do custo de capital em 2019 e um acréscimo dos  resultados por ação (EPS) a partir de 2019, estima ainda o Santander.

O Santander diz que será criado um banco líder em Espanha com quota de mercado no crédito de cerca de 20%, que ficará com uma rede de agências nacionais com peso mais pesado nas regiões mais ricas, vai diversificar o portfólio de crédito do Santander em Espanha, mantendo a diversificação geográfica do Grupo e, diz a apresentação, “o Santander Totta reforça a nossa liderança em Portugal”.

O banco quer ser o principal player em PME com uma quota de mercado de 2,25%.

Em Espanha o banco hasteia a bandeira da melhoria da eficiência operacional alavancando economias de escala do Grupo Santander, através da otimização da rede de agências combinadas, da implementação de uma única plataforma de TI / otimização de operações, melhoria da eficiência de custos, entre outros.

O banco estima custos de reestruturação na ordem dos 1,3 mil milhões de euros O cost-to-income (custos sobre proveitos) pós-ganhos de sinergias em 2020 será de 50% (-10 pontos percentuais do que atualmente), diz a apresentação.

Em 2020 o banco espanhol prevê ter lucros de cerca de 950 milhões de euros.

O RoTE (Return on tangible equity), que mede a rentabilidade do common equity tier 1, passa de 19,4% sozinho para 20% combinado com o Popular.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.