[weglot_switcher]

Seedrs quer atrair investidores com novo mercado secundário para startups

A nova ferramenta da plataforma de crowdfunding vai permitir aos investidores comprarem e venderem ações das empresas financiadas através da Seedrs.
8 Maio 2017, 12h05

A plataforma europeia de equity crowdfunding Seedrs anunciou um novo mercado secundário para negociação de ações. A ferramenta vai ser lançada no próximo verão e a ideia é que os investidores passem a poder comprar e vender ações de empresas financiadas através de campanhas na Seedrs, com maior facilidade.

Até aqui, os investidores tinham que esperar por um possível oferta pública inicial (IPO) ou venda da empresa para comprar ações. O novo mercado secundário permite que os investidores possam negociar os títulos de empresas que financiaram através da plataforma de equity crowdfunding ou reforçar as suas participações em qualquer altura.

“As oportunidades potenciais que este mercado secundário oferece, tanto a investidores como a empresas, torna-o numa ferramenta incrível. Acreditamos, sobretudo, que vai ajudar os negócios que estão a financiar-se através da Seedrs e a atrair mais investidores”, diz o CEO e co-fundador da Seedrs, Jeff Lynn. Do lado das empresas, a Seedrs acredita que o mercado secundário poderá ajudar a captar financiamento na plataforma de equity crowdfunding.

“Estamos conscientes da obrigação em disponibilizar o melhor serviço possível, e é por isso que iremos lançar, inicialmente, este produto em formato beta, para depois melhorarmos”, acrescenta Lynn. A versão beta vai ser aberta para negociação durante uma semana por mês.

A negociação das ações vai ter por base o preço atribuído pela Seedrs, com base numa política de avaliação validade pela consultora EY, para garantir um “valor justo”. As regras do novo mercado secundário determinam ainda que apenas investidores atuais de uma determinada empresa possam comprar ações da mesma e que algumas empresas possam ser inelegíveis para negociar em determinadas alturas.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.