[weglot_switcher]

Reunião do Infarmed dita se Governo alivia restrições esta semana (com áudio)

Reunião do Infarmed regressa esta terça-feira. Especialistas, políticos e parceiros sociais voltam a analisar a situação epidemiológica da Covid em Portugal, que servirá de guia ao Governo para decidir no Conselho de Ministros de quinta-feira eventuais alívios às restrições.
26 Julho 2021, 08h00

A “libertação total da sociedade” só deverá chegar no final do verão, segundo as previsões do primeiro-ministro, mas o Governo já dá pistas de querer começar, muito antes disso, a aliviar as restrições, numa decisão que aguarda a avaliação dos peritos e especialistas, que esta terça-feira farão uma nova radiografia à situação epidemiológica em Portugal.

Especialistas, políticos e parceiros sociais voltam a reunir-se para analisar a situação da Covid-19 em Portugal esta terça-feira, dia 27 de julho, na reunião do Infarmed e é precisamente este encontro que servirá de guia ao Executivo para planear os próximos passos.

Na semana passada, António Costa afirmou que “com a aceleração do processo de vacinação podemos olhar para o final deste Verão como podendo atingir esse momento importantíssimo para a confiança e libertação total da sociedade que é a imunidade de grupo”. Poucos dias depois, no briefing do Conselho de Ministros, a ministra da Presidência realçou que a incidência continua a crescer, mas a um ritmo “menor”. Segundo a governante, o país já se encontrou numa zona de “vermelho mais escuro” na matriz, o que não significa um “alívio”, mas uma situação em que regiões como Lisboa e os Açores já passaram o pico.

Assim, ouvidos os peritos, o Governo decide no Conselho de Ministros desta quinta-feira o eventual alívio das restrições. “Na próxima terça-feira existirá a reunião do Infarmed, em função do que os especialista lá disserem, o Governo tomará decisões na próxima quinta-feira”, disse Mariana Vieira da Silva, na quinta-feira passada. Será também apenas após a reunião do Infarmed que o Executivo avalia a eventual reabertura dos bares e discotecas, tema trazido a debate pelo Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e coordenador para a resposta à pandemia para a região de Lisboa e Vale do Tejo, Duarte Cordeiro.

Portugal regista atualmente 116 conselhos em risco elevado ou muito elevado, mais 27 concelhos quando comparado com a semana passada. No que toca aos concelhos em situação de alerta, ou em situação de recuar no desconfinamento, Portugal regista 29 conselhos. Apesar deste aumento, Mariana Vieira da Silva destacou que “o vermelho” onde Portugal se situa na matriz de risco do Governo “é menos denso do que era há umas semanas”, ainda que o  R(t) seja superior a 1 e o nível de incidência é de 421.3 casos por 100 mil habitantes, a nível nacional.

Uma das variáveis a considerar na decisão será ainda a percentagem de população vacinada. Na sexta-feira passada, numa audição no Parlamento, o coordenador da task force para o plano de vacinação, Henrique Gouveia e Melo, anunciou que a “a faixa etária dos 50 anos está praticamente fechada”, faltando apenas 4% desta população para completar a vacinação, adiantando que na faixa etária dos 40 anos faltam 11% para completar a vacinação e entre os utentes com 30 anos faltam 25%. De acordo com Gouveia e Melo, o maior salto registou-se entre os jovens com mais de 23 anos, onde já foram vacinadas 30% das pessoas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.