[weglot_switcher]

Semapa passa a “bala de prata” ibérica nas ações escolhidas pelo Haitong

A lista das acções preferidas do Haitong Bank para a Península Ibéria, para o quarto-trimestre, mantém os CTT e a NOS, mas entrou a Semapa e saiu a Sonae.
10 Outubro 2017, 11h58

O Haitong Bank emitiu a já 24ª nota com as ações que são, na opinião dos analistas, as que mais vão valorizar no quarto trimestre. As chamadas balas de prata ibéricas do 4º trimestre, em termos de midcaps ibéricas, são as ações da portuguesa CTT, das espanhola Ebro e Indra e da portuguesa NOS, estas são aliás uma repetição da última panóplia. Mas para este trimestre há duas novidades: a espanhola Acciona e a portuguesa Semapa, de Pedro Queiroz Pereira. Entretanto saiu da categoria a Sonae.

E o ex-BESI explica. “A Semapa está a transaccionar com um elevado desconto face à soma do valor dos activos, sobretudo depois da forte valorização das acções da Navigator, onde é a maior accionista”. Além disso, “a actividade no sector do cimento em Portugal está a melhorar, enquanto a desalavancagem ao nível da holding” deverá ajudar a reduzir o desconto face às pares”, refere o banco.

“Para o 4º trimestre mantemos os CTT, porque pensamos ter sido excessivamente penalizado devido ao fraco desempenho em 2016, mas que deve ser revertido em 2017”. O Haitong aposta na recuperação das receitas com os aumentos de preços do correio, e vê os CTT como um player de valor, com um rendimento estimado de dividendo de 2017 acima dos 9%, “o que é bem acima dos pares. Depois diz que a espanhola Indra, apesar de um desempenho mais suave no semestre principalmente devido à sazonalidade do negócio, as ações permaneceram suportadas e esperam um maior desempenho operacional. Já as ações da Ebro Foods, é uma aposta do Haitong por causa da liderança de mercado no arroz e por ter ganho uma importante posição global em massas. E porque está a desconto na bolsa face aos concorrentes.

Para a recomendação que faz às ações da portuguesa NOS, o Haitong justifica dizendo que conseguiu recuperar a confiança do mercado através de uma performance operacional sólida no 1º semestre. “Esperamos uma forte performance já no terceiro trimestre, dado que a comparação homóloga será mais fácil, enquanto o recente acordo assinado com a Vodafone para a partilha da rede dá suporte à estratégia de longo prazo do grupo”, refere o banco.

Sobre as novas “balas”, o banco explica que no caso da espanhola Acciona, esta está a negociar com uma avaliação atrativa depois de ter sido atingida pelas saídas de caixa inesperadas, pela incerteza regulatória e pelo referendo catalão.

Finalmente a portuguesa Semapa que o analista Nuno Estácio recomenda “comprar”, dando-lhe  um preço-alvo de 19,6 euros, o que traduz um potencial de valorização de 22% face à cotação actual. “Com um elevado desconto face à soma das partes, especialmente após uma forte valorização nas ações da Navigator”.

“Os múltiplos que parecem baratos e há expectativas de uma recuperação na actividade operacional no segundo semestre”, diz o banco que assim aponta para a Semapa o caminho de desempenho superior à média do mercado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.