[weglot_switcher]

“Semente de novos projetos de sucesso”. Feedzai e UCoimbra estabelecem parceria

O programa envolve 450 mil euros e promove a investigação científica, atribuição de bolsas de estudo e estágios e a atividade docente e pedagógica de carácter disruptivo e transformador.
28 Junho 2021, 13h01

A tecnológica Feedzai e a Universidade de Coimbra anunciaram esta segunda-feira, 28 de junho, o estabelecimento de uma parceria  que visa promover a investigação científica, a atividade docente e pedagógica, a atribuição de bolsas de estudo e estágios curriculares e a partilha de conhecimento científico entre as duas instituições.

O programa First Foundation Project” envolve 450 mil euros, tem como ponto de partida que a tecnologia  é uma força disruptiva de mudança, progresso económico e social nas universidades e nas empresas, mas também em vários outros setores da sociedade portuguesa e procura inspirar uma nova geração de docentes, investigadores, alunos, alumni e profissionais.

Em concreto, vão ser financiadas bolsas para docentes que proponham e executem mudanças inovadoras na estrutura curricular das suas cadeiras e que olhem para os métodos de ensino com um olhar transformador. Serão também criadas bolsas de estágio desenhadas para que alunos da Universidade de Coimbra possam ter contacto com a tecnologia produzida pela Feedzai nos vários escritórios da empresa espalhados pelo mundo, entre os quais: Silicon Valley, Nova York, Atlanta, Londres, Sydney e Hong Kong. A participação anual de uma equipa de alunos no International Collegiate Programming Contest será outra das iniciativas.

O protocolo assinado entre a Feedzai e a Universidade de Coimbra tem a duração de três anos e inclui também a organização de workshops, conferências internacionais, bem como a criação de espaços colaborativos que estimulem o pensamento crítico e de ideias inovadoras e disruptivas.

“A celebração desta parceria de carácter inovador com uma empresa com o potencial da Feedzai é, para nós, um motivo de grande satisfação. E essa satisfação torna-se ainda maior por se tratar de uma empresa nascida na Universidade de Coimbra e que tem na sua liderança e nos seus quadros excelentes profissionais aqui formados”, afirma o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão. “Pretendemos que muitas outras empresas surgidas nesta casa sigam o exemplo de afirmação mundial da Feedzai, que veio reforçar o prestígio centenário do ensino e da ciência na Universidade de Coimbra, e esperamos que esta parceria seja a semente de novos projetos de sucesso”, acrescenta.
Um comité composto por quadros da Feedzai e da Universidade de Coimbra será responsável por avaliar e aprovar projetos que cumpram os princípios orientadores definidos no protocolo celebrado esta segunda-feira.

“Esta parceria reflete o espírito inovador e disruptivo da Feedzai e o carácter histórico e fundacional da Universidade de Coimbra. Queremos que o nosso contributo tenha um papel transformador no ecossistema académico nacional e que contagie outras empresas a olharem para as parcerias académicas com maior ambição e espírito de missão”, afirma Nuno Sebastião, CEO da Feedzai. “O Paulo, o Pedro e eu temos uma ligação muito forte à Universidade de Coimbra, onde estudámos, ensinámos e evoluímos como indivíduos. Estamos comprometidos em retribuir o que a instituição nos deu através de uma parceria que é tão disruptiva quanto as ideias que estão no ADN da Feedzai”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.