[weglot_switcher]

Sindicatos e comissão de trabalhadores da Altice marcam protesto contra despedimento coletivo

Seis das 12 estruturas sindicais que representam os trabalhadores da ‘telecom’ vão concentrar-se no dia 25 de junho em frente à sede da Altice Portugal, em Lisboa, para protestar contra o despedimento coletivo e divulgar ações de luta contra a medida, que deverão realizar-se em julho.
23 Junho 2021, 17h36

A comissão de trabalhadores e os sindicatos que compõem a Frente Sindical da Altice Portugal marcaram uma concentração para o dia 25 de junho (próxima sexta-feira), para protestar contra a decisão da administração da telecom de avançar com um despedimento coletivo de 250 trabalhadores. O protesto ocorrerá em frente à sede da Altice Portugal, em Lisboa.

“Os sindicatos que compõem a Frente Sindical e a comissão de trabalhadores da Meo vão realizar uma concentração de ativistas sindicais na Avenida Fontes Pereira de Melo, nº 40, em Lisboa (à entrada Norte do edifício Picoas), no próximo dia 25 de Junho de 2021, entre as 12h e as 13h30, como forma de protesto pela decisão da Comex [comissão executiva] da Altice Portugal da tentativa de um despedimento coletivo”, lê-se numa nota de imprensa enviada à redação esta quarta-feira.

A mesma nota adianta que a concentração servirá também para a Frente Sindical do grupo Altice Portugal sensibilizar e divulgar “as formas de luta que vão ser travadas” durante o mês de julho e que “visam travar o despedimento coletivo anunciado”.

A Frente Sindical é constituída pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual (SINTTAV), o STPT (Sindicato dos Trabalhadores do grupo Altice em Portugal), o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Correios e Telecomunicações (SNTCT), o Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações e Comunicação Audiovisual (STT), o Sindicato de Quadros das Comunicações (SINQUADROS) e a Federação do Engenheiros (FE).

No âmbito de um plano integrado de reorganização, justificado pelo “contexto muito adverso” no sector e com “o ambiente regulatório hostil”, a Altice Portugal anunciou na terça-feira que vai avançar com um despedimento coletivo de até 250 funcionários. A empresa acredita, contudo, que o despedimento coletivo afetará apenas cerca de cem funcionários, uma vez que há a possibilidade de fechar acordos de rescisão por mútuo acordo, com indemnizações mais vantajosas. A medida ocorre depois de em março a Altice ter acordado a saída voluntária de cerca de 1.100 pessoas, ao abrigo do Programa Pessoa.

Tal como o Jornal Económico noticiou na manhã desta quarta-feira, a comissão de trabalhadores e os sindicatos da empresa assumiram que foram apanhados de surpresa com a medida, que é a primeira deste cariz no seio das empresas que até 2015 integravam a antiga Portugal Telecom. Também a União de Sindicatos Independentes manifestou hoje repúdio pela decisão da Altice Portugal.

No mesmo dia em que anunciou um despedimento coletivo, a administração da telecom comprometeu-se a reabrir o diálogo com os sindicatos, tendo em vista a revisão do acordo coletivo de trabalho, abrindo porta ao aumento de salários em todas as empresas do grupo Altice Portugal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.