[weglot_switcher]

SL Benfica valorizou ao ritmo da “Champions”. Três jogadores garantiram mais de 70% da valorização do plantel esta época (com áudio)

Apesar da saída dos dois jogadores mais valiosos da Liga portuguesa, o plantel do SL Benfica valorizou mais de 70 milhões de euros entre setembro de 2022 e março deste ano. Prestação na Liga dos Campeões explica esta valorização.
20 Abril 2023, 10h32

O SL Benfica foi eliminado esta quarta-feira nos quartos-de-final da Liga dos Campeões e além de um cheque de 71,6 milhões de euros, o maior alguma vez arrecadado pela equipa portuguesa numa prova da UEFA, o líder do campeonato viu também o seu plantel valorizar, de acordo com a plataforma de avaliação de passes de futebolistas “Transfermarkt”.

https://jornaleconomico.pt/noticias/sl-benfica-cai-na-liga-dos-campeoes-mas-cobra-o-cheque-mais-valioso-de-sempre-a-uefa-1020228?utm_term=Autofeed&utm_medium=Social&utm_source=Facebook&fbclid=IwAR12X2wNo2m-gU9mgiPca5gGFCD9B3Jn2Rdb0RxJ7kOqU0epJ7S-qAouLeY#Echobox=1681941494

Apesar da saída do avançado uruguaio Darwin Nuñez (para o Liverpool) em julho do ano passado e do médio argentino Enzo Fernández (para o Chelsea em janeiro deste ano), o plantel “encarnado” continuou a valorizar, fruto sobretudo da excelente prestação na Liga dos Campeões. À data de saída, tanto Darwin como Enzo eram os jogadores mais valiosos da Liga portuguesa.

Entre setembro de 2022, altura em que o plantel do SL Benfica estava avaliado em 238,8 milhões de euros, e março de 2023, momento em que o mesmo grupo de jogadores apresentava uma avaliação de 313 milhões de euros, o plantel às ordens do alemão Roger Schmidt valorizou 74,2 milhões de euros.

A prestação na Liga dos Campeões, que terminou esta quarta-feira, foi fundamental para esta valorização: entre qualificação, fase de grupos e eliminatórias, o SL Benfica fez 14 jogos na “Champions”, ganhou dez partidas, empatou em três ocasiões e a única derrota foi averbada com o Inter de Milão no Estádio da Luz. Só na maior prova da UEFA, o SL Benfica marcou 38 golos e sofreu 15 tentos, cotando-se como uma das equipas mais concretizadores da prova.

O trio que mais valorizou

Se analisarmos a evolução da avaliação dos futebolistas que viram o seu passe valorizar mais esta temporada (entre setembro de 2022 e março de 2023), é possível verificar que apenas três jogadores do plantel arrecadaram 71% do total de valorização do plantel, ou seja, 53 milhões de euros. Os três são portugueses e pertencem à formação do clube da Luz.

https://jornaleconomico.pt/noticias/de-antonio-silva-a-goncalo-ramos-que-impacto-tera-a-champions-na-luz-veja-o-jogo-economico-1018371

Fruto de maior aposta de Schmidt no “onze” inicial do SL Benfica, Florentino Luís, médio defensivo de 23 anos (com contrato até 2027), viu o seu passe valorizar 12 milhões de euros esta temporada, estando agora com o seu valor de mercado cotado em 20 milhões de euros.

O segundo jogador que mais valorizou foi Gonçalo Ramos: aos 21 anos, o avançado (que tem contrato até 2025) está a fazer a sua época de afirmação com boas exibições e golos que estão a aguçar o apetite dos grandes emblemas do futebol europeu. Se em setembro de 2022 o seu passe estava avaliado em 20 milhões de euros, no mês passado esse valor de mercado já ia em 40 milhões de euros.

O futebolista do plantel da Luz que mais valorizou joga à defesa. António Silva, defesa-central de 19 anos e com contrato até 2027, apresentava uma avaliação de quatro milhões de euros no início da temporada mas afirmou-se como titular e viu o seu passe disparar para 25 milhões de euros.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.