[weglot_switcher]

Sócrates questiona PGR sobre financiamento da campanha de Passos Coelho

O antigo primeiro-ministro fala numa “suspeita concreta” da justiça brasileira “de financiamento ilegal da campanha do PSD em 2015” por parte da empresa brasileira Odebrecht.
11 Janeiro 2024, 13h43

José Sócrates questionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a ausência de investigação em relação às suspeitas de financiamento ilegal da campanha do Partido Social Democrata (PSD) em 2015, liderado por Pedro Passos Coelho por parte da empresa brasileira Odebrecht.

Numa carta citada pela “CNN Portugal” e que o antigo primeiro-ministro enviou em setembro, José Sócrates acusa o Ministério Público (MP) de ignorar estas suspeitas. “Parece apostado em nada investigar. Pois bem, senhora Procuradora-Geral, gostaria de ser informado porque razão isso acontece. Que razões existem para não investigar uma suspeita tão concreta e tão indiciada”, referiu no documento.

O antigo primeiro-ministro vai mais longe e desafia Lucília Gago a realizar o “pequeno exercício de trocar, na carta, o nome de Pedro Passos Coelho pelo de José Sócrates e imaginasse o que aconteceria nesse caso”.

“Não é difícil. Primeiro, a suspeita de que a minha campanha eleitoral tivesse sido paga pela empresa brasileira Odebrecht abriria todos os telejornais durante semanas. Em segundo lugar, não só teria sido interrogado pelo MP, como ainda teriam promovido medidas de coação contra mim”, pode ler-se no documento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.