[weglot_switcher]

Startup Portugal faz parceria com Djassi Africa para atrair empreendedores africanos

Djassi Africa já está à procura de 15 startups para participarem no programa Road 2 Web Summit.
  • Startup Portugal
21 Agosto 2023, 09h57

A Startup Portugal assinou um memorando de entendimento com a Djassi Africa para atrair alento africano e afrodescendente.

A parceria traçada entre a entidade nacionais e a organização sem fins lucrativos marca “um passo importante para a concretização dos objetivos de responsabilidade social da Startup Portugal, nomeadamente no âmbito da promoção da inclusão, diversidade e impacto social”, lê-se em comunicado.

“Esta parceria envia uma mensagem muito positiva para o ecossistema de empreendedorismo e inovação português, pois a diversidade e a equidade são uma métrica basilar do nível de maturidade e de desenvolvimento de ecossistemas, tendo um impacto transversal na economia e competitividade do país”, salienta Fernando Cabral, Chief Venture Growth da Djassi Africa.

A união de forças entre as duas entidades já se encontra em ação, estando a Djassi Africa à procura de 15 startups para participarem no programa Road 2 Web Summit, a iniciativa liderada pela Startup Portugal. Isto significa que as startups de empreendedores africanos ou afrodescendentes vão participar no maior evento tecnológico de Lisboa.

“Este acordo é mais um passo na promoção da diversidade, inclusão e impacto social no ecossistema empreendedor português”, refere António Dias Martins, diretor executivo da Startup Portugal.

“A Startup Portugal tem vindo a trabalhar de perto com os agentes que conhecem a realidade destas comunidades sub-representadas, sendo este, em nosso entender, o caminho mais eficaz para se produzirem resultados e fazer a diferença no apoio aos empreendedores que enfrentam desafios adicionais na sua já difícil e corajosa tarefa de desenvolver os seus próprios projetos”.

O protocolo assinado entre as duas partes conta também com a colaboração da Bantumen, uma publicação online focada na lusofonia, com o propósito de ampliar a mensagem junto do público-alvo.

“Esta aliança estratégica, além de assegurar uma visibilidade essencial a fundadores frequentemente distanciados do cenário empreendedor nacional, estabelece-se como um catalisador essencial de equidade e inclusão naquele que é um dos maiores eventos globais dedicados ao universo digital e tecnológico”, destaca Vanessa Sanches, cofundadora da Bantumen.

“Esta é também uma aliança com continuidade assegurada, ao habilitar desde logo cada um destes fundadores ao prémio Empreendedor do Ano, atribuído pela Startup Portugal durante a apresentação da PowerList 100 Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia, a acontecer em dezembro, que é um outro palco que reconhece o percurso e conquistas destes fundadores”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.